segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Matemática foi a parte mais difícil do Enem, dizem alunos

Folha.com, 23/10/2011
REFAEL SAMPAIO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Entre todas as disciplinas cobradas no Enem, matemática foi a mais difícil, avaliam estudantes ouvidos pela Folha. As 45 questões da matéria exigiram conhecimentos de gráficos, álgebra, geometria e equações, afirma a estudante Lilian Magalhães, 17. O tema de algumas das perguntas foi Olimpíadas. Uma das perguntas cobrou o cálculo da área de um estádio, diz Marilaine Viana, 18, que prestou o Enem pela primeira vez. "Achei mais fácil responder física e química do que matemática. Me dou melhor na área de humanas", disse. Marilaine e a amiga Carolina Oliveira dos Santos, 17, recordam de questões sobre temas cotidianos, como o uso de relógio de medição de luz e uma pergunta sobre poupança. LINGUAGENS - Jammily Leal, 17, sentiu dificuldade nas questões de inglês. "Uma das perguntas tratava de problemas cardíacos e outra trazia uma charge sobre o gato Garfield". A prova de linguagens exigiu, além da língua estrangeira, conhecimentos sobre literatura e interpretação de textos. "Alguns dos textos das questões incluíram musicas de Noel Rosa. A parte de linguagens não estava difícil", afirma Igor Martins, 19, que faz o Enem pela segunda vez.

PROVA - Este foi o segundo dia de provas do Enem. Ontem, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza e tiveram 4 horas e 30 minutos para completar a prova. Hoje foi a vez das provas
de matemática e linguagens --também com 90 questões-- mais a redação. O tempo de realização é de 5 horas e 30 minutos e a prova acaba às 18h30.. Com 5,4 milhões de inscritos (o maior número da história), as provas da edição 2011 do Enem valerão na seleção de mais de 260 mil vagas no ensino superior no ano que vem. O Enem é utilizado em processos seletivos de universidades federais. De acordo com levantamento feito pela Folha, a prova será considerada na seleção de ao menos 105 mil universitários. No sábado (23), foram registrados 25,3% de abstenção, segundo o Inep, instituto que organiza o Enem. No ano passado, o índice de abstenção registrado no primeiro dia de Enem foi de 27%.

O Enem e suas histórias

O Estado de São Paulo, 23/10/2011 - São Paulo SP
Candidatos perdem prova por causa de ônibus, namoram às vésperas e até amamentam durante o exame
Estadão.edu
Se cada um faz sua história, o Enem deste ano renderia 5,3 milhões de pequenos contos. São casos de estudantes inscritos para fazer as provas e que chegam atrasados. Alunos que aproveitam os últimos minutos antes do exame para namorar. E até o da mãe que deixou de responder a 5 questões para amamentar a filha recém-nascida. Em São Paulo, cerca de 20 pessoas não conseguiram chegar a tempo da prova ao câmpus da Unisa em Santo Amaro, zona sul. Todas reclamaram da mesma linha de ônibus, a 675X-10, que liga o terminal do Grajaú, zona sul, ao Metrô Vila Mariana. Segundo elas, os carros da linha estavam demorando muito para sair do ponto inicial. A candidata Fabiana Santos, de 21 anos, enfrentou a situação. “Cheguei por volta das 11h20 e fiquei 40 minutos esperando pelo ônibus. Quando ele chegou, tivemos que esperar mais 30 minutos para finalmente sair dali.”

No câmpus da Unip no Paraíso, também na zona sul, um senhor de bengala foi o último candidato a entrar no local de prova. Ele caminhava com dificuldade e entrou no último minuto. Já o primeiro a ficar de fora foi Ítalo de Sousa, de 17 anos. Ele veio correndo pela Rua Vergueiro, mas encontrou o portão fechado. “O celular não me
despertou”, disse Ítalo, ofegante. "E meus parentes tinham saído de casa. Agora, é comprar um despertador melhor." Já o casal de namorados Gustavo Willian e Giulia Grecco chegaram antes das 11h30 à Unip. A sintonia era tão grande que os dois traçaram a mesma estratégia para a prova de hoje: fazer a redação antes das 90 questões objetivas de matemática e de Linguagens e Códigos. “Tem que se prevenir, não é?”, disse Giulia, sobre chegar com 1 hora e 30 minutos de antecedência.

Tempo extra - Em Salvador, os candidatos que fizeram a prova de hoje no Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio-FIB), no Stiep, ganharam da coordenação do Enem no local tolerância de 4 minutos após as 13h, horário do fechamento dos portões. O tempo extra “salvou” sete candidatos de perder a prova – o último, vendo o portão fechando, largou sua moto no meio da rua e correu, com capacete, para dentro da faculdade. A moto foi retirada da via por uma policial militar, ajudada por vendedores ambulantes que estavam nas redondezas.

Em Recife, o Benoit Mota de Almeida, de 17, até chegou cedo, mas foi barrado ao tentar usar carteira de estudante como documento de identidade pela 2.ª
vez, neste domingo. Ele chegou ao local por volta das 11h30, mas só percebeu o problema às 12h30. Não teve mais tempo para encontrar uma saída desesperada: fazer um boletim de ocorrência, dizendo que havia perdido o documento. E nem de esperar os pais virem de Olinda, onde mora e onde esqueceu a identidade, distante cerca de 40 minutos de carro. “Perdi um ano por falta de atenção”, afirmou, à espera de uma “tremenda bronca” da família. Também na capital pernambucana, a filha recém-nascida não impediu que Adriana Albuquerque de Almeida, de 21 anos, fizesse o Enem. Nesses dois dias de prova, ela contou com a ajuda da irmã e da organização do exame para cuidar do bebê enquanto responde às questões numa sala ao lado, na Universidade Católica de Pernambuco. Ontem ela teve de sair duas vezes da sala para amamentar Ana Beatriz, de apenas 22 dias. Somadas, as sessões duraram 50 minutos, o que fez Adriana deixar de fazer 5 das 90 questões da prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. "Com minha filha aqui, fico mais tranquila", disse. Coisas de mãe. / COM ÂNGELA LACERDA, CEDÊ SILVA, MARIANA MANDELLI E TIAGO DÉCIMO

Enem privilegia interpretação e atualidades; candidatos do Rio elogiam tema da redação

Correio Braziliense, 23/10/2011 - Brasília DF
Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) privilegiou a interpretação e os assuntos da atualidade. Esse foi o consenso entre estudantes cariocas ao deixaram o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), na Urca, zona sul da cidade, depois do segundo dia de provas. A tão temida redação, de peso 3 para todos os estudantes do exame, também recebeu elogios dos candidatos. Com o tema Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado, a maioria dos candidatos diz ter desenvolvido um bom texto por se tratar de um assunto que faz parte do cotidiano dos jovens de hoje. O estudante Pedro Vaz, 16 anos, que está no 1o ano do ensino médio, acredita que, se já estivesse apto a cursar uma universidade, estaria classificado para o curso de direito. “Achei ontem mais cansativo. Hoje, a prova de matemática estava bastante lógica e o português bastava prestar atenção para não cair em pegadinha. A redação não estava difícil porque era um tema atual por causa da internet. Achei tranquilo.”

Para Silene Firmino, 28 anos, que saiu da escola há mais de dez anos, a prova não foi tão fácil. Mesmo assim, ela espera conseguir ingressar em uma universidade
pública para cursar administração. “A prova abordou mais conhecimentos básicos. Não é tanto o que se estuda na escola. E depois de tanto tempo sem estudar, acho que fiz uma prova tranquila.” De acordo com Breno Valverde, 17 anos, quem lê jornal e está antenado com o que acontece na política e economia nacional e internacional conseguiu se sair bem na prova. Ele pretende fazer publicidade e fez o exame esse ano como experiência. “É uma prova sobre atualidades e menos decoreba. Achei tranquilo. Tomara que seja assim no ano que vem.”

sábado, 22 de outubro de 2011

Mais fotos do 1º EP REDEFOR



Primeiro Encontro Presencial - REDEFOR 2011-2012 na E.E.México

            Neste sábado, 22 de outubro de 2011, das 9h00 as 12h00, na sala ambiente de artes, ocorreu o 1º Encontro Presencial - EP - na Escola Estadual México, pólo da REDEFOR na região.  Trata-se de cursos semi-presenciais de especialização oferecidos pela Secretaria de Educação aos professores da rede estadual por intermédio do Programa Rede São Paulo de Formação em parceria com a Universidade de São Paulo, dentre outras. Estiveram presentes professores e professoras de escolas da região pertencentes à diretoria Sul 1: México, Vicente Rao, Martins Pena, Aires Neto, Zenaide, Isaltino de Melo e Simione.
            A partir da leitura do artigo A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD, Educação Temática Digital, vol12, reunidos em subgrupos, discutiu-se o tema as revoluções educacionais e a escola contemporânea. O objetivo do encontro presencial foi o de  fazer uma análise histórica da instituição escolar, compreender sua organização e funcionamento a fim de apontar caminhos para intervenções na escola em busca de melhoria da qualidade na educação. O professores reunidos em subgrupos elaboraram uma síntese do artigo e produziram uma representação das idéias principais e suas implicações através de colagem de imagens e palavras-chave que, ao final,  foi apresentado por todos aos demais  subgrupos.
            Na avaliação do encontro feita pelos docentes participantes, pode-se perceber que todos aprovaram a pauta e os encaminhamentos das atividades, considerando muito produtivo a troca de experiências e reflexões sobre o tema abordado.
            Parabenizamos a todos os docentes pelo empenho e pela participação nas atividades propostas.
Equipe gestora da E.E.México - PCP Regina e Vice-Diretor José Tadeu.














sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Meio milhão vão fazer Enem em busca do diploma do ensino médio

Número de interessados cresce a cada ano:
Agência Brasil
Parte dos 5,3 milhões de candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final de semana não tem como principal objetivo conseguir uma vaga em universidade pública ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Cerca de 545 mil participantes declararam na ficha de inscrição que estão em busca do certificado de conclusão do ensino médio, que pode ser obtido sem que a etapa tenha sido concluída a partir do desempenho na prova. Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que por algum motivo não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma de ensino médio por meio do Enem. O número de interessados cresce a cada ano: em 2009, 197 mil candidatos fizeram o Enem com o objetivo de obter a certificação. Em 2010, o número saltou para 539 mil. O documento é expedido pelas secretarias de educação e institutos federais. O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. Em 2010, 110 mil foram declarados aptos.

A copeira Pâmela Miranda, 28 anos, espera adiantar os estudos por meio do Enem. Ela é aluna do ensino médio no Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (Cesas), que oferece educação de jovens e adultos em Brasília. “A gente economiza tempo assim e o que sobra podemos estudar para passar em um concurso. Esse é o meu objetivo”, conta a estudante. Ela aproveita as aulas para tirar dúvidas com os professores sobre a prova e quando sobra tempo estuda em casa. Lílian de Jesus dos Santos, 32 anos, usa o sábado e o domingo para estudar para o Enem, já que durante a semana trabalha como doméstica. Grávida de sete meses do seu primeiro filho, ela espera que com o diploma do ensino médio possa tentar uma vaga em um curso técnico na área
de nutrição. “Estudar à noite é puxado. Mas quando você tem um objetivo você não desiste”, diz.

Ela está dando atenção especial à preparação para a redação, temida pela maioria dos candidatos. “É prioridade porque vale mais pontos”, explica. Estelita Nascimento, 42 anos, conta com a ajuda do filho que é estudante de sociologia na Universidade de Brasília (UnB) para se preparar para o Enem. “Estou estudando pelas provas que ele já fez. Foi ele quem fez a minha inscrição e puxa minha orelha para eu estudar”, conta. Depois de concluir o ensino médio, ela quer cursar enfermagem. As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana em 40 mil locais de prova, às 13h (horário de Brasília). No sábado, as provas serão de ciências humanas e da natureza. Já no domingo, os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa, além da redação.

Governo desiste de ampliar ano letivo, diz secretária de Educação Básica

Correio Braziliense, 20/10/2011 - Brasília DF
Agência Brasil
A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, disse nesta quinta-feira(20/10), nas páginas pessoais dela no Twitter e no Facebook, que o governo desistiu da ideia de ampliar os dias letivos das escolas de educação básica. A proposta havia sido anunciada pelo ministro Fernando Haddad em setembro, como forma de ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola. O MEC não confirma oficialmente a decisão, mas, segundo Pilar, o ministro reuniu-se com entidades que representam professores, estudantes, gestores e universidades e o consenso é que os atuais 200 dias letivos sejam mantidos. A ampliação deverá se dar pela ampliação da jornada diária. “O Legislativo receberá a proposta consensuada nessa reunião e assumida pelo MEC”, disse Pilar, sem definir qual seria o mínimo de horas-aula. Atualmente, o ano letivo tem 200 dias, com carga horária de 800 horas. O aumento de quatro para cinco horas diárias, por exemplo, ampliaria a carga horária para mil horas. Em alguns países da Europa, Ásia e até mesmo da América Latina, a jornada chega a 1,2 mil horas anuais, como no México, ou 1,1 mil horas, como na Argentina.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aluno de universidade de classe média está sem freio, diz docente

Folha.com, 19/10/2011
DO LEITOR ARI MACEDO DE OSASCO (SP)
Estou indignado com os jovens estudantes brasileiros. Sou professor de uma universidade privada, que atende universitários de classes C, D e E, há nove anos e vejo, que a cada semestre, uma legião deles está menos preocupada com o conhecimento. O que importa mesmo é o diploma. Não sou tão velho assim, tenho 36 anos, mas nunca desrespeitei um professor --seja na universidade, seja no próprio colégio. Por mais que prepare as aulas com dedicação, permanentemente preciso chamar a atenção dos alunos. Certo dia, lecionando em uma sala com microfone, um grupinho fala mais alto do que eu. Imagine. Conversas paralelas em tom alto, intervenções grosseiras, atendimento de celular em sala, são recorrentes no ensino superior. Vejo que a indignação não é só minha, mas de vários colegas da mesma universidade e de outras. Quando o professor pede que o aluno saía da sala por indisciplina, são recorrentes dizeres como "eu pago e você dá aula" ou "sai você".

E se o professor sair da sala, é bem provável que os alunos recorram à ouvidoria da universidade. Na segunda-feira, uma aluna me 
chamou de "cavalo" só porque chamei a sua atenção durante a aplicação da prova, pois ela tentava "colar". Outro aluno da mesma sala me disse, ainda durante a prova: "Se você reprovar mais de 70% da classe, o problema não é mais dos alunos, é do professor". A juventude brasileira está sem freios. Não sabem mais a distinção do certo ou errado. Isso me desanima. Escolhi lecionar porque acreditava que poderia transmitir o conhecimento. Digo, agora com mais certeza, de que nós professores somos uma classe em extinção e sem mérito nenhum.

O que você pensa disso?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bienal de Artes

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA | de 19 a 23 de outubro
 
Todos os dias o Educativo da Bienal oferece uma programação variada e gratuita. Confira abaixo as ações desta semana e participe!
 
 
Exposição Em Nome dos Artistas
Local: Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera, portão 3
           Acesso pela entrada do Educativo
Informações: (11) 5576-7611 (ramal 7688)
                      educativo@bienal.org.br
 
 
 
19 | Quarta
20 | Quinta
21 | Sexta
22 | Sábado
23 | Domingo
 
14h às 16h
Mostra de cinema para crianças e famílias: Cômicos e Animações
 
17h às 18h30
Programa Completo
 
18h às 20h
Diálogos Intermitentes: Como os trabalhos existem?
 
14h às 16h
Mostra de cinema para crianças e famílias: Cômicos e Animações
 
17h às 18h30
Programa Completo
 
10h às 13h
Mostra de cinema para crianças e famílias: Brincando com McLaren
 
15h às 17h
Performances e apresentações

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lei contra violência nas escolas pode ter nome de professor assassinado

Terra Educação, 17/10/2011
Os participantes de audiência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado desejam que a lei a ser criada para combater a violência contra os professores tenha o nome de Carlos Mota, professor que foi assassinado em junho de 2008 no Distrito Federal, em represália à sua atuação contra as drogas na escola pública que dirigia. Dos quatro acusados pelo crime, três eram alunos da escola. O debate da comissão contou com a participação de membros da família do professor, inclusive a viúva, a também professora Rita de Cássia Pereira, e de seu pai, 
Marcelo Pereira. A audiência, dirigida pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), teve por finalidade debater o projeto (PLS 191/09), uma sugestão de professores do Rio Grande do Sul que ganhou formato de proposta legislativa por iniciativa do próprio Paim.
O texto qualifica a violência contra o professor como sendo qualquer ação ou omissão praticada direta ou indiretamente por aluno, seus pais ou responsáveis, ou ainda terceiros, em razão do exercício da profissão da vítima. A matéria já 
ganhou parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Na CDH, entretanto, o voto do relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), é contrário. O argumento é de a criação de novas medidas repressivas, além das que já existem na legislação, podem dificultar ainda mais o bom funcionamento das escolas. Ao fim da audiência, ficou definido que será tentado um acordo com o relator para a elaboração de um substitutivo do projeto, que receberá decisão terminativa Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia dos Professores - restaurante La Mexicana






15 de outubro de 2011, Dia dos Professores no restaurante La Mexicana

Assunto: Sistema de Promoção do Quadro do Magistério

Repassamos aos docentes da UE que fizeram a prova de promoção por mérito, o e-mail nº 961/11, de 17 de outubro de 2011,  que trata sobre o assunto:

       Em virtude da publicação em 11/10/2011 do Comunicado nº 10, da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos sobre os resultados do último processo de promoção, a fim de que as Diretorias de Ensino possam dirimir as dúvidas dos interessados, informamos que:

1-As alterações na legislação vigente do processo de promoção - LC 1097/2007 e Decreto nº 55.217/2009 efetuadas pela LC 1143/2011, só serão concretizadas em 2012, portanto, em 2011, permaneceu o limite de 20% do contingente total de integrantes de cada uma das faixas das classes, existente na abertura do processo de promoção, ou seja, em maio/2011.

2-Reiteramos que, para o processo de promoção de 2011, só estavam previstos recursos da parte objetiva das provas conforme publicado no Edital de Convocação para Realização da Prova, não existindo nenhuma possibilidade de recorrer das notas da prova dissertativa nem na empresa e nem na Secretaria da Educação.

3-Quanto à situação dos candidatos remanescentes do processo de 2010 (aqueles que preencheram todos os requisitos e foram aprovados no processo anterior, mas não foram promovidos na ocasião, por conta do limite de 20% do contingente), esclarecemos que:
a) Os mesmos deveriam atender, em 2011, ao contido no artigo 2º das Disposições Transitórias do Decreto nº 55.217/2009, contabilizando no período de 1º/12/2009 a 31/03/2011, o equivalente a 768 pontos na chamada Assiduidade 2;
b) Teriam que atender também as disposições do § 6º do artigo 9º do referido decreto que prevê que a alteração da unidade de ensino ou administrativa de classificação (pela remoção), após a obtenção dos requisitos, implicaria na interrupção do cômputo do tempo de permanência, reiniciando-o a partir do exercício na nova unidade.(perde o tempo de permanência).

4-Os candidatos aprovados poderão consultar, a partir de 13/10/2011, a classificação obtida, via WEB, no sistema GDAE, utilizando o mesmo login e senha da inscrição, no link pertinente ao evento seguindo as orientações ali contidas.

5-Aqueles candidatos que concorreram mediante Ação Judicial receberão um aviso de que deverão aguardar o resultado após o transitado em julgado.

6-Lembramos que além de atingir o desempenho mínimo previsto, os candidatos foram classificados pelos seguintes critérios:
a)    Maior pontuação no processo de avaliação; b) maior tempo de permanência e c) maior pontuação na tabela de freqüência, ocorrendo o desempate pela maior idade do servidor.

7-É importante frisar que os classificados com nota igual ou superior a 6 (seis) que não foram promovidos, não serão mais considerados como remanescentes, ou seja, não haverá mais a possibilidade de utilizar novamente notas conseguidas em outros processosara o próximo ano em conformidade com o inciso II do artigo 9º da LC 1143 de 11/07/2011, que revoga o artigo 6º da Lei complementar nº 1097/2009.

Atenciosamente,

Pessoal Sul 1

sábado, 15 de outubro de 2011

Ranking do 3º bimestre.


E.E.México:
Ranking dos 100 alunos que mais se destacaram por aproveitamento no 3º bimestre de 2011.


Nossos parabéns a todos os alunos pelo esforço e pela dedicação.

 Posição 
 Turma 
 Nome 
 Média 
 Frequência 
 Atualizado 
 1 
 6C 
 Willian Fernando Alves Ferreira 
 9.33 
 97.96 
 30/09/2011 
 2 
 1G 
 Beatriz Roberto Jorge Dos Santos 
 9.22 
 98.08 
 01/10/2011 
 3 
 6C 
 Marcelo Valentin De Souza 
 9.17 
 94.81 
 30/09/2011 
 4 
 8D 
 Ana Paula Bagli Moreira 
 9.08 
 98.66 
 03/10/2011 
 5 
 5E 
 AGATHA ALVES DA SILVA GOMES 
 9.04 
 98.15 
 01/10/2011 
 6 
 6E 
 Wagner Givanildo Da Silva 
 8.92 
 99.07 
 30/09/2011 
 7 
 8D 
 JOSE AIRTON ARAUJO JUNIOR 
 8.83 
 96.70 
 03/10/2011 
 8 
 6C 
 Amanda Da Silva Pinheiro 
 8.83 
 96.11 
 30/09/2011 
 9 
 7A 
 Alessandra Da Silva Santos 
 8.79 
 98.98 
 03/10/2011 
 10 
 5C 
 RODRIGO SOARES LIMA 
 8.71 
 95.00 
 30/09/2011 
 11 
 5C 
 GUILHERME FERNANDES AZARIAS MAIA 
 8.67 
 97.78 
 30/09/2011 
 12 
 7E 
 Beatriz Cotrim Moreira Da Silva 
 8.67 
 96.85 
 02/10/2011 
 13 
 7A 
 Ana Rafaela De Brito Cerqueira 
 8.67 
 95.74 
 03/10/2011 
 14 
 8A 
 Rodney Queiroz Silva 
 8.63 
 97.50 
 03/10/2011 
 15 
 7B 
 Kelly Silva dos Santos 
 8.63 
 96.76 
 03/10/2011 
 16 
 1A 
 Silas Domingues Da Silva 
 8.56 
 97.42 
 06/10/2011 
 17 
 6A 
 Bruna Freitas Pereira 
 8.54 
 97.41 
 30/09/2011 
 18 
 6C 
 Betania Lima Chaves Sousa 
 8.54 
 97.22 
 30/09/2011 
 19 
 6E 
 Raphael De Jesus Souza Silva 
 8.54 
 96.94 
 30/09/2011 
 20 
 7F 
 Bruno Vitor Fernandes da Silva 
 8.50 
 98.89 
 03/10/2011 
 21 
 5A 
 BRUNA COSTA MOREIRA 
 8.50 
 97.69 
 14/10/2011 
 22 
 8E 
 Aline Araujo Santana 
 8.50 
 94.02 
 03/10/2011 
 23 
 7F 
 William Lopes Assis 
 8.46 
 97.96 
 03/10/2011 
 23 
 7F 
 Zahi Eni Santos Souza 
 8.46 
 97.96 
 03/10/2011 
 24 
 7F 
 Giovanna Dark Azarias Maia 
 8.45 
 98.98 
 29/09/2011 
 25 
 1A 
 Thais De Sousa Paiva 
 8.44 
 97.17 
 06/10/2011 
 26 
 6F 
 Bruna Cristina Araujo Fernandes 
 8.42 
 94.44 
 30/09/2011 
 27 
 5A 
 ANA CAROLINA FLOR MOREIRA 
 8.38 
 99.44 
 14/10/2011 
 28 
 5E 
 MARIANA PAULA MORAIS DE LIMA 
 8.38 
 95.74 
 01/10/2011 
 29 
 6E 
 Simone Borges Nascimento 
 8.33 
 97.69 
 30/09/2011 
 30 
 8F 
 Stephani da Silva Martins 
 8.33 
 92.86 
 04/10/2011 
 31 
 6A 
 Amanda Paula Morais De Lima 
 8.29 
 98.70 
 30/09/2011 
 32 
 6E 
 Marina Gomes Souza Costa 
 8.29 
 96.67 
 30/09/2011 
 33 
 6E 
 Wellington Sousa Da Silva 
 8.25 
 99.63 
 30/09/2011 
 34 
 7F 
 Victor Hugo Santos Souza 
 8.25 
 95.56 
 03/10/2011 
 35 
 6B 
 Matheus Rocha Da Silva 
 8.25 
 94.81 
 30/09/2011 
 36 
 2B 
 Nathalia Sodre Dos Santos 
 8.22 
 97.50 
 07/10/2011 
 37 
 8F 
 Barbara Vitoria Silva Dos Santos 
 8.21 
 96.07 
 04/10/2011 
 38 
 1G 
 Ana Caroline Nunes De Souza 
 8.17 
 98.50 
 01/10/2011 
 39 
 6C 
 Guilherme MendonÇa Da Silva 
 8.13 
 98.06 
 30/09/2011 
 40 
 8D 
 Carolina Oliveira de Souza 
 8.13 
 96.70 
 03/10/2011 
 41 
 2B 
 Charles Carlos Costa 
 8.08 
 97.75 
 07/10/2011 
 42 
 2B 
 Ricardo Caue Pichuru 
 8.03 
 98.08 
 07/10/2011 
 43 
 6B 
 Mariane Do Nascimento Gabriel 
 8.00 
 97.96 
 30/09/2011 
 44 
 8B 
 Sheila Carlos Costa 
 8.00 
 96.52 
 03/10/2011 
 45 
 6B 
 Guilherme Alves De Lima 
 8.00 
 96.39 
 30/09/2011 
 46 
 8C 
 Weslley Correia De Souza 
 8.00 
 92.41 
 03/10/2011 
 47 
 6B 
 Wesley Santos Aguiar 
 8.00 
 92.31 
 30/09/2011 
 48 
 3B 
 Flavia Da Silva Souza 
 7.98 
 94.08 
 01/10/2011 
 49 
 5E 
 IGOR AZEVEDO VIEIRA DE ARAUJO MARTINS 
 7.96 
 97.59 
 01/10/2011 
 50 
 5D 
 MARCELO DA CONCEIÇÃO JUNIOR 
 7.96 
 96.48 
 30/09/2011 
 51 
 6C 
 Giovanna Ferreira De Carvalho 
 7.96 
 96.11 
 30/09/2011 
 52 
 1G 
 Fabio Da Silva Marcos 
 7.94 
 97.58 
 01/10/2011 
 53 
 2A 
 Thamires Gonçalves Barbosa 
 7.92 
 96.67 
 01/10/2011 
 54 
 1B 
 Laura Ribeiro Mendes 
 7.92 
 93.33 
 05/10/2011 
 55 
 3A 
 Maria Grace Kelly Araujo 
 7.90 
 97.58 
 01/10/2011 
 56 
 1A 
 Valesca Ferreira Oliveira 
 7.86 
 95.17 
 06/10/2011 
 57 
 1J 
 Helen Cristina Silva Oliveira 
 7.85 
 90.74 
 04/10/2011 
 58 
 1A 
 Lucas De Souza Alencar 
 7.83 
 98.50 
 06/10/2011 
 59 
 6A 
 Helen Vicente Dos Santos 
 7.83 
 98.06 
 30/09/2011 
 60 
 3A 
 Alexsandro da Silva Santos 
 7.81 
 99.08 
 01/10/2011 
 61 
 5E 
 Geovanne Clayton Correia de Lima 
 7.80 
 99.91 
 01/10/2011 
 62 
 6F 
 Barbara Evelyn Mota Ramos 
 7.79 
 94.44 
 30/09/2011 
 63 
 6D 
 Fabiana Mayara Rosa 
 7.79 
 83.98 
 30/09/2011 
 64 
 1D 
 ALAN DE FRANÇA JUNIOR 
 7.78 
 96.08 
 05/10/2011 
 65 
 8A 
 Mariana Florentina Da Silva 
 7.75 
 97.23 
 03/10/2011 
 66 
 2B 
 Maria Dina Pacheco 
 7.75 
 96.75 
 07/10/2011 
 67 
 5B 
 LUCAS GOLÇALVES BITENCOURT 
 7.75 
 96.30 
 30/09/2011 
 68 
 8F 
 Mariana Nobre da Silva Bento 
 7.75 
 91.70 
 04/10/2011 
 69 
 5B 
 ANA MARIA FERREIRA FERNANDO 
 7.71 
 98.89 
 30/09/2011 
 70 
 6F 
 Luis Fernando Alves Da Silva 
 7.71 
 96.94 
 30/09/2011 
 71 
 6A 
 Giovanna Da ConceiçÃo Delbianco Barbosa 
 7.67 
 97.78 
 30/09/2011 
 72 
 1G 
 Larissa Silva Santos 
 7.67 
 97.50 
 01/10/2011 
 73 
 5B 
 GIOVANNA BARBOSA DA SILVA 
 7.67 
 97.41 
 30/09/2011 
 74 
 5B 
 VICTOR DA CUNHA MONTEIRO 
 7.67 
 96.48 
 30/09/2011 
 75 
 2B 
 Carlos Rocha Palmeira Costa 
 7.67 
 96.08 
 07/10/2011 
 76 
 8E 
 Mikaella N D Alves 
 7.67 
 93.93 
 03/10/2011 
 77 
 6D 
 Rafaela Rosa Lopes Dos Santos 
 7.63 
 94.81 
 30/09/2011 
 78 
 3A 
 Matheus Antonio da Silva 
 7.62 
 94.92 
 01/10/2011 
 79 
 5C 
 LUCAS PEREIRA BLAMIRES 
 7.58 
 99.35 
 30/09/2011 
 80 
 8B 
 Tiago Pereira Da Silva 
 7.58 
 98.21 
 03/10/2011 
 81 
 8D 
 Stefanye Santos Xavier 
 7.58 
 96.07 
 03/10/2011 
 82 
 7D 
 Bruno Felipe De Souza 
 7.58 
 94.91 
 30/09/2011 
 83 
 1G 
 Patricia De Sousa Costa 
 7.58 
 94.33 
 01/10/2011 
 84 
 6D 
 Sabrina Rios Da Silva 
 7.58 
 90.74 
 30/09/2011 
 85 
 2B 
 Lanna Cristina Azevedo Vieira De Araujo 
 7.56 
 96.58 
 07/10/2011 
 86 
 8D 
 Silvino dos Santos Sousa Filho 
 7.54 
 98.84 
 03/10/2011 
 87 
 5C 
 DANIELY FERREIRA DOS SANTOS 
 7.54 
 98.43 
 30/09/2011 
 88 
 6E 
 Judy Sousa Araujo 
 7.54 
 97.59 
 30/09/2011 
 88 
 5D 
 DANUBIA SEVERINA DA SILVA 
 7.54 
 97.59 
 30/09/2011 
 89 
 6C 
 Joyce Dos Santos Oliveirira 
 7.54 
 96.20 
 30/09/2011 
 90 
 6D 
 Alexandre Pinheiro 
 7.54 
 95.19 
 30/09/2011 
 91 
 8C 
 Paula Beatriz Silva Santos Mariano 
 7.54 
 94.73 
 03/10/2011 
 92 
 7B 
 Carolina Campos Vieira 
 7.54 
 94.26 
 03/10/2011 
 93 
 7C 
 Jessica Mendes Santos Melo 
 7.54 
 93.80 
 03/10/2011 
 94 
 1K 
 Camila Fernandes Correia 
 7.51 
 93.06 
 04/10/2011 
 95 
 5C 
 Domingos Correia Abreu Filho 
 7.50 
 98.15 
 30/09/2011 
 96 
 5E 
 GIOVANA ARAUJO FERREIRA 
 7.50 
 97.13 
 01/10/2011 
 97 
 8B 
 Amanda Aline dos Santos 
 7.50 
 94.82 
 03/10/2011 
 98 
 7C 
 Giselle Gomes Da Silva 
 7.50 
 94.63 
 03/10/2011 
 99 
 3C 
 Ediusa Pereira de Alencar 
 7.50 
 93.80 
 30/09/2011 
 100 
 6F 
 Karina Vieira Abade 
 7.50 
 93.52 
 30/09/2011