sexta-feira, 18 de maio de 2012

V Encontro presencial REDEFOR - polo regional na E. E. México em 5-5-2012

Tema do encontro - Inclusão:






REDEFOR – V EP na escola – 5 maio 2012

Tema: Inclusão e Aprendizagem na Escola

OBJETIVO DOS ENCONTROS
Discutir a relação da aprendizagem com temáticas do cotidiano escolar, a fim de que os docentes possam compreender a complexidade dos processos que implicam uma aprendizagem significativa, e buscar caminhos que levem à melhoria da qualidade na educação.

Leituras prévias
                        Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf.  Acesso em: 17 abr. 2012.
                        Resolução SE nº 72/2009, disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/72_09.htm.  Acesso em: 17 abr. 2012.
                        Resolução SE nº 11/2008, disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/11_08.htm?Time=4/7/2011 . Acesso em: 17 abr. 2012.
                        Decreto nº 54.887/2009, disponível em: http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/dg280202.nsf/69aaa17c14b8cb5483256cfb0050146e/b12fb3314b0ec03d83257649004bb277?OpenDocument&Highlight=0,decreto,54.887,2009 . Acesso em: 17 abr. 2012.

ROTEIRO DE ATIVIDADES – V Encontro Presencial
Data de realização: 05 de maio, das 9h às 12h.
Passo 1 – 30 minutos
                         Cada participante deve responder ao teste de poder de inclusão criado pela Profa. Maria Teresa Eglér Mantoan, publicado no livro “Humor e Alegria na Educação” (Summus, 2006).

Passo 2 – 10 minutos
                         Cada participante deve fazer a correção de suas respostas, para verificar seu próprio resultado.

Passo 3 – 60 minutos
                         Terminada a correção, o grupo deve ser dividido em subgrupos, para discutir a relação das diferentes respostas existentes no teste e seus significados.
                         O debate deve evoluir para a escola e como ela vem lidando com o tema da inclusão.

Passo 4 – 40 minutos
                      Cada subgrupo deve elaborar um projeto, envolvendo a escola e a comunidade, de forma a sistematizar a situação de inclusão na escola, buscando caminhos para a superação das dificuldades.

Passo 5 – 30 minutos
                 Fechamento: a discussão deve permitir que sejam estabelecidas relações com a aprendizagem dos alunos.
                  Este fechamento deverá ser feito pelo PC, Diretor ou Vice-diretor cursistas.

Preparação para o VI Encontro Presencial na Escola – 10 minutos
                         
                         O grupo deve ser dividido em subgrupos, que terão a missão de trazer para o próximo encontro um levantamento de como sua escola lida com cada uma das nove situações apresentadas no teste de poder de inclusão de Mantoan.

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