REDEFOR – V EP na escola – 5 maio 2012
Tema: Inclusão e Aprendizagem na Escola
OBJETIVO DOS ENCONTROS
Discutir a relação da aprendizagem com temáticas do cotidiano escolar, a fim de que os docentes possam compreender a complexidade dos processos que implicam uma aprendizagem significativa, e buscar caminhos que levem à melhoria da qualidade na educação.
Leituras prévias
Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 17 abr. 2012.
Resolução SE nº 72/2009, disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/72_09.htm. Acesso em: 17 abr. 2012.
Resolução SE nº 11/2008, disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/11_08.htm?Time=4/7/2011 . Acesso em: 17 abr. 2012.
Decreto nº 54.887/2009, disponível em: http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/dg280202.nsf/69aaa17c14b8cb5483256cfb0050146e/b12fb3314b0ec03d83257649004bb277?OpenDocument&Highlight=0,decreto,54.887,2009 . Acesso em: 17 abr. 2012.
ROTEIRO DE ATIVIDADES – V Encontro Presencial
Data de realização: 05 de maio, das 9h às 12h.
Passo 1 – 30 minutos
Cada participante deve responder ao teste de poder de inclusão criado pela Profa. Maria Teresa Eglér Mantoan, publicado no livro “Humor e Alegria na Educação” (Summus, 2006).
Passo 2 – 10 minutos
Cada participante deve fazer a correção de suas respostas, para verificar seu próprio resultado.
Passo 3 – 60 minutos
Terminada a correção, o grupo deve ser dividido em subgrupos, para discutir a relação das diferentes respostas existentes no teste e seus significados.
O debate deve evoluir para a escola e como ela vem lidando com o tema da inclusão.
Passo 4 – 40 minutos
Cada subgrupo deve elaborar um projeto, envolvendo a escola e a comunidade, de forma a sistematizar a situação de inclusão na escola, buscando caminhos para a superação das dificuldades.
Passo 5 – 30 minutos
Fechamento: a discussão deve permitir que sejam estabelecidas relações com a aprendizagem dos alunos.
Este fechamento deverá ser feito pelo PC, Diretor ou Vice-diretor cursistas.
Preparação para o VI Encontro Presencial na Escola – 10 minutos
O grupo deve ser dividido em subgrupos, que terão a missão de trazer para o próximo encontro um levantamento de como sua escola lida com cada uma das nove situações apresentadas no teste de poder de inclusão de Mantoan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário