sexta-feira, 1 de junho de 2012

PAUTA DO 6º ENCONTRO PRESENCIAL DO REDEFOR - POLO DA E.E. MÉXICO


REDEFOR – VI EP na escola – 2 junho 2012

Tema: Inclusão e Aprendizagem na Escola

OBJETIVO DOS ENCONTROS
Discutir a relação da aprendizagem com temáticas do cotidiano escolar, a fim de que os docentes possam compreender a complexidade dos processos que implicam uma aprendizagem significativa, e buscar caminhos que levem à melhoria da qualidade na educação.

Preparação para o VI Encontro Presencial na Escola – 10 minutos
                         
                         O grupo foi dividido em subgrupos, os quais tinham a missão de trazer para este  encontro um levantamento de como sua escola lida com cada uma das nove situações apresentadas no teste de poder de inclusão de Mantoan.


Leituras prévias
                        Mantoan, M.T.E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. Disponível em:
                        Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf . Acesso em: 17 abr. 2012.
                        Resolução SE nº 72/2009, disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/72_09.htm.  Acesso em: 17 abr. 2012.
                        Decreto nº 54.887/2009, disponível em: http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/dg280202.nsf/69aaa17c14b8cb5483256cfb0050146e/b12fb3314b0ec03d83257649004bb277?OpenDocument&Highlight=0,decreto,54.887,2009 . Acesso em: 17 abr. 2012.

ROTEIRO DE ATIVIDADES – VI Encontro Presencial
Data de realização: 02 de junho, das 9h às 12h.
Passo 1 – 30 minutos
                         Os participantes apresentam e discutem o material trazido pelos subgrupos.

Passo 2 – 30 minutos
                         Cada subgrupo deverá discutir os aspectos positivos e negativos das práticas escolares relatadas no Passo 1.

Passo 3 – 60 minutos
                         Cada subgrupo deve elaborar um relatório, com foco na aprendizagem dos alunos, que sinalize como a escola e a sala de aula devem funcionar no convívio cotidiano com cada uma das nove situações apresentadas no teste de poder de inclusão de Mantoan.

Passo 4 – 60 minutos
                         A última hora do encontro é dedicada a um espaço de socialização, em que cada grupo deverá apresentar aos colegas o seu relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário