quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hoje na História - 07-05-2014



1840 - Nasce Piotr Tchaikovski





Piotr Ilich Tchaikovski foi um dos compositores russos mais importantes do século XIX. Nasceu em 7 de maio de 1840 e faleceu por auto envenenamento com arsênico em 6 de novembro de 1893. Começou a estudar música desde pequeno. Aos quatro anos participava das aulas de piano que seu irmão mais velho recebia e, aos sete, tinha lições, primeiro de um professor local e mais tarde de um professor de Moscou, cidade à qual a família se mudou em 1848. Em 1850, a família decidiu que o jovem Piotr estudasse direito e o inscreveram na Escola de Jurisprudência de São Petersburgo, onde permaneceu até se graduar como advogado. Paralelamente a seus estudos de direito, continuou seus estudos de piano. Aos 19 anos Piotr Ilich se transformou em funcionário do Ministério da Justiça. O emprego lhe permitiu ter certa independência econômica. Nessa época frequentava teatros, e também assistia a óperas e balés. Entre suas obras se destacaram os balés O lago dos cisnes, A bela adormecida no bosque, O quebra-nozes e Mazurca.

Nunca estou longe do piano, me alegra quando estou triste.
O que eu preciso é acreditar em mim de novo, a minha fé foi muito comprometida; parece que a minha função acabou.

Piotr Tchaikovski
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-piotr-tchaikovski#sthash.rVKVm0J8.dpuf


1880 - Morre Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro 





No dia 7 de maio de 1880 morria, na fazenda de Santa Mônica, em Desengano (hoje Juparanã, RJ), Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro. Nascido em 25 de agosto de 1803, em Porto de Estrela (RJ), ele foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil. Em 20 de outubro de 1832, após ser promovido a Tenente Coronel, assumiu o seu primeiro Comando Militar: o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em 1833, casou-se com Ana Luísa do Loreto Carneiro Vianna, na época com 16 anos, de origem aristocrática. Com ela três filhos: Luísa, Ana e Luís Alves. Em 1839, foi para o Rio Grande do Sul, para lutar na Revolução Farroupilha. Em dezembro de 1839 deixou o comando dos Permanentes por ter sido nomeado presidente da Província do Maranhão. Lá, fez parte das ações militares da Balaiada, na Província do Maranhão, em 1839. Por seu desempenho no conflito, recebeu o título de Barão de Caxias, outorgado em 1841. O título foi uma referência à cidade maranhense de Caxias, palco de batalhas decisivas para a vitória das forças imperiais. Fora isso, ainda abafou movimentos de revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo (1842). Em 1845, quando ocorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de Marechal de Campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. Por todo o seu trabalho, ganhou o título de Conde de Caxias. Na vida política do Império, foi um dos líderes do Partido Conservador. Tornou-se senador vitalício a partir de 1845. Também foi Ministro da Guerra e presidente do Conselho por três vezes na segunda metade do século XIX (1855-1857, 1861-1862 e 1875-1878). Na política externa, participou de todas as campanhas platinas do Brasil independente, como a campanha da Cisplatina (1825-1828), foi comandante-geral dos exércitos da Tríplice Aliança (1867), na Guerra do Paraguai (1864-1870). Após a ocupação da capital paraguaia, ele teve que deixar seu posto por motivos de saúde ainda antes do término do conflito. Contudo, sem se recuperar completamente, o Duque de Caxias acabou morrendo no dia 7 de maio de 1880.

Sigam-me os que forem brasileiros
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/morre-duque-de-caxias-tambem-chamado-de-o-pacificador-ou-o-marechal-de-ferro#sthash.l9vuS5pS.dpuf




1917 - Vladimir Lenin assume a presidência do primeiro governo soviético




O dirigente revolucionário russo e líder bolchevique, Vladimir Lenin, foi o primeiro presidente do Governo da União Soviética. Manteve o cargo como primeiro mandatário durante 7 de maio de 1917 e 21 de janeiro de 1924. Durante os anos 1918 e 1920, a guerra civil conduziu o governo soviético à beira do desastre. Para Lenin, o destino da Rússia dependia da revolução mundial, e em especial do futuro do movimento desenvolvido na Alemanha pelos espartaquistas (grupo de socialistas revolucionários alemães). No dia 2 de março de 1919, em Moscou, inaugurou o Primeiro Congresso Internacional, no qual evocou os líderes do comunismo alemão Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo, que foram assassinados durante a revolta espartaquista. Esse processo elevou o comunismo russo à categoria de modelo a ser imitado por todos os países comunistas do mundo e, ao defender os movimentos de liberação nacional dos povos coloniais e semicoloniais da Ásia. Dessa forma Lenin conseguiu ampliar enormemente o número de aliados da Revolução Soviética.

Sem teoria revolucionária, não há prática revolucionária.
Os capitalistas chamam 'liberdade' a dos ricos de enriquecer e a dos operários para morrer de fome.
A consciência do homem não só reflete o mundo objetivo, mas o cria.
Lenin
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/vladimir-lenin-assume-presidencia-do-primeiro-governo-sovietico#sthash.KOw8OqMC.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário