Agência Estado - Terra
Educação - 29/10/2012 - São Paulo, SP
Depois que o Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) foi transformado em vestibular, em
2009, diversas secretarias de Educação têm criado e
fortalecido projetos de apoio à preparação para o
exame. São programas que, em geral, funcionam no contraturno ou aos
finais de semana.
No Estado de Santa
Catarina, a secretaria fechou, em 2009, uma parceria com a Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC), que desde 2003 mantinha um curso
pré-vestibular voltado exclusivamente a alunos de escola
pública e pessoas carentes. A iniciativa se espalhou por outros
municípios catarinenses e hoje já são 3,1 mil
vagas.
Além das
aulas que seguem o formato de outros cursinhos pré-vestibulares, o
programa oferece também os Aulões Pró-Enem, que
são aulas realizadas em ginásios e auditórios de
escolas da rede, sempre aos sábados, com a revisão dos
principais conteúdos exigidos pelo exame. `Entendemos que esses
programas de apoio têm um começo, um meio e um fim`, diz a
gerente do ensino médio da Secretaria da Educação de
Santa Catarina, Maike Kretzschmar Ricci.
Segundo o
secretário, o ideal seria que a secretaria não precisasse de
nada disso. `O nosso trabalho dentro das escolas já deveria dar
conta de preparar esses estudantes para os vestibulares, mas uma
série de problemas impede que isso aconteça`, afirma.
Má formação e qualificação de
professores, além de condições socioeconômicas
desfavoráveis, estão entre as adversidades apontadas por
Maike.
Segundo
Maurício Holanda Maia, secretário adjunto da Secretaria de
Educação do Ceará, dos mais de 99 mil concluintes do
3º ano do ensino médio do Estado, 86 mil se inscreveram no
Enem. Tamanha participação se deve ao esforço que o
governo tem feito para atrair e preparar os jovens para o exame e
também para a universidade.
Com o programa
Enem, Chego Junto, Chego Bem, lançado neste ano, o governo
distribuiu apostilas com questões de todas as provas anteriores do
exame e organizou aulas e simulados. No início do mês,
inscreveu mais de 68 mil estudantes no simulado online
Geekie+Estadão, adotando o exame como mais uma ferramenta de preparo
para a prova.
Na mesma
época, estreou o programa televisivo SuperAção Enem.
Trata-se de um game show de perguntas e respostas sobre o conteúdo
exigido pelo exame e do qual participam alunos de 16 escolas da rede
estadual. `Com a competição, sinto que os meus colegas
estão mais interessados em estudar e envolvidos com toda essa
história do Enem`, diz Vitória Moraes Dias, de 16 anos, aluna
do 2º ano de uma escola no Ceará.
Minas Gerais
também levou o exame para a TV. Desde 2011, os alunos da rede
estadual podem assistir ao Plantão Enem, programa transmitido ao
vivo nas manhãs de sábado. A cada semana, três
professores se reúnem em frente às câmeras para a
revisão e discussão de conteúdo.
Pela internet ou
pelo telefone, os estudantes podem interagir com os convidados e tirar
dúvidas. Os programas podem ser vistos pela internet
(www.plantaoenem.com.br). `Com isso, conseguimos atingir não
só os nossos alunos, mas candidatos de todo o País`, diz Ana
Lúcia Almeida Gazzola, secretária de Minas.
A Secretaria de
Educação de Goiás criou a Maratona Enem, uma parceria
firmada com a empresa Quadrado Mágico, que criou uma plataforma
virtual em que os alunos podem resolver exercícios, rever
conteúdos, fazer simulados e assistir a videoaulas. Recentemente, a
secretaria também firmou parceria com a PUC-GO, sob a qual os
candidatos podem produzir redações e tê-las avaliadas
por professores e alunos.
No sábado,
3 de novembro, os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas e de
Ciências da Natureza. No domingo, é a vez das provas de
Linguagens e Códigos e de Matemática, além da
redação. Nesta edição, o exame recebeu
5.790.989 inscritos.
Enem
O Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o
objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da
educação básica. A partir de 2009, o teste passou a
ser utilizado também como mecanismo de seleção para
ingresso no ensino superior.
Neste ano, as
provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e
domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de
Brasília). No primeiro dia, o candidato resolverá as
questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de
Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de
4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do
aplicador para início das provas. No segundo dia, serão
realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com
duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir
da autorização. O participante só poderá levar
o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos
últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista
para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Desde o dia 10 de
outubro, os cartões de confirmação da
inscrição contendo número de registro, data, hora e
local de realização das provas, indicação de
atendimento diferenciado e/ou específico, opção de
língua estrangeira e solicitação de
certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos
por via postal para o endereço informado pelo participante. As
informações também estarão disponíveis
no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a
apresentação de documento de identificação
original com foto para a realização das provas.
O Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os
candidatos compareçam ao local de realização das
provas até as 12h (de Brasília). Participantes guardadores de
sábado serão acomodados em salas e aguardarão
até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.
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