quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HOJE NA HISTÓRIA



Nasce Chatô, o magnata da comunicação no Brasil

04 de outubro de 1891

Um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 4 50, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô (da biografia de Fernando Morais), nasceu no dia 4 de outubro na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba. Magnata da comunicação, Chatô foi dono dos Diários Associados – que chegou a ser formado por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, agência de notícias, revistas e uma editora.
Polêmico e controverso, tornou-se uma espécie de versão brasileira do Cidadão Kane. Também foi acusado de chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos e de insultar empresários com mentiras. Chatô ainda era próximo de figuras poderosas, como o presidente Getúlio Vargas. Dono de um espírito empreendedor, fundou o Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1947. Mais tarde, foi eleito senador pela Paraíba (1952) e pelo Maranhão (1955). Renunciou ao mandato para assumir a embaixada do Brasil na Inglaterra. Em 1954 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira deixada por Getúlio Vargas. Na década de 1960, contudo, o seu império estava endividado. Nesta época, Chatô sofreu uma trombose que o deixou paralisado e sua comunicação com o mundo ficou restrita a uma máquina de escrever adaptada. Chatô morreu em 1968, em São Paulo.

Morre Max Planck, fundador da teoria da física quântica

04 de outubro de 1947

No dia 4 de outubro de 1947 morria, em Göttingen, na Alemanha,  Max Planck, fundador da teoria da física quântica. Nascido no dia 23 de abril de 1858, ele estudou física na Universidade de Berlim e Munique e concluiu seu doutorado em 1879. Planck publicou dois livros resumindo suas descobertas. De acordo com Planck, a energia não seria emitida em comprimentos de onda como se pensava anteriormente. Com seu trabalho, fundou a disciplina da teoria quântica, que revolucionou a física e pavimentou o caminho para a teoria da relatividade de Einstein. Por suas contribuições, Planck recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1918.


É declarada pela ONU a Semana Mundial do Espaço

04 de outubro de 1957

A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência e da tecnologia para a melhoria da condição humana. As Nações Unidas estabeleceram no ano de 1957, que fosse comemorada de 4 a 10 de Outubro. Durante esta semana são apresentados eventos e programas educativos relacionados com o espaço. Existem eventos sincronizados que atraem a cobertura da mídia, o que ajuda a educar o público sobre o espaço. A data comemora marcos fundamentais relativos ao espaço: no dia 4 de outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre feito pelo homem, e no dia 10 de Outubro de 1967 teve efeito o Tratado do Espaço Exterior. O satélite Sputnik-1 era uma esfera de alumínio de 58 centímetros de diâmetro e pesava 83 quilos. Demorava 96,2 minutos para dar a volta na terra. Contava com instrumentos que durante 21 dias enviaram informação para a Terra sobre radiação cósmica, meteoritos e sobre a densidade e temperatura das camadas superiores da atmosfera. Ao cabo de 57 dias o satélite entrou na atmosfera terrestre e se destruiu por efeito do calor gerado pelo atrito aerodinâmico.

União Soviética lança o Sputnik 1, primeiro satélite artificial na órbita da Terra

04 de outubro de 1957

A Rússia surpreendeu os Estados Unidos no ano de 1957 com o lançamento do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial na órbita da Terra. O sucesso da missão gerou uma crise entre os norte-americanos, que culminou no início da Corrida Espacial durante a Guerra Fria. Fora a tensão criada, o lançamento do Sputnik, por outro lado, trouxe desenvolvimento político, militar, tecnológico e científico.
Cientificamente, o Sputnik ajudou a identificar a mais alta camada da atmosfera da Terra e trouxe informações sobre a distribuição de sinais de rádio na ionosfera. Em sua viagem espacial, o satélite desenvolveu uma velocidade de 29 mil quilômetros por hora, levando 96.2 minutos para chegar à órbita. O Sputnik emitiu sinais de rádio durante 22 dias, quando suas baterias acabaram. No seu retorno a Terra, queimou na atmosfera no dia 4 de janeiro de 1958. Durante os três meses em que ficou em órbita, o satélite viajou aproximadamente 60 milhões de quilômetros.

Morre a mítica cantora norte-americana Janis Joplin

04 de outubro de 1970

Em 1970, morria a cantora norte-americana Janes Joplin, aos 27 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nascida em Port Arthur, no Texas, ela saiu de casa aos 17 anos e começou a cantar em Austin, também no Texas, e depois em Los Angeles. Integrante da banda Big Brother and the Holding Company, de São Francisco (1966), rapidamente ela chegou à fama por conta de sua performance poderosa e apaixonada como cantora de blues. O álbum Cheap Thrills (1968) contém algumas de suas gravações  mais conhecidas. Depois que deixou a banda, ela continuou a cantar sucessos, incluindo Me and Bobby McGee. Meses antes de morrer por overdose de heroína, Janis Joplin esteve no Brasil, em fevereiro. Sua permanência no país foi turbulenta, com topless em Copacabana, muita bebida e uma expulsão do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina.

Emerson Fittipaldi conquista a primeira vitória brasileira na Fórmula-1 

04 de outubro de 1970

No dia 4 de outubro de 1970, o piloto Emerson Fittipaldi entrava para a história do esporte do Brasil ao se tornar o primeiro piloto do país a vencer uma corrida de Fórmula 1. Pela Lotus, ele venceu o GP de Watkins Glen, nos EUA, o penúltimo da temporada. Sua equipe, na época, havia se retirado do campeonato por duas corridas por causa da morte do austríaco Jochen Rindt, companheiro de equipe de Fittipaldi, no circuito de Monza, na Itália. A vitória do brasileiro em Watkins Glen, ao mesmo tempo, impossibilitou seus adversários de alcançarem a pontuação de Rindt, que assim sagrou-se campeão mundial postumamente. 

FONTE - http://seuhistory.com/hoje-na-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário