segunda-feira, 1 de outubro de 2012

HOJE NA HISTÓRIA



Tem início a Batalha de Vilcapugio

01 de outubro de 1813

A Batalha de Vilcapugio foi a contenda que ocorreu no auge da Guerra da Independência da Argentina, na qual as tropas argentinas sob o comando do general Manuel Belgrano foram derrotadas pelas tropas realistas da Espanha comandadas pelo militar espanhol Joaquín de la Pezuela, no dia 1º de outubro de 1813. A luta tomou de surpresa as tropas argentinas. Ainda assim, os setores veteranos deste exército reprimiram e fizeram retroceder a ala esquerda e centro realista. Se o exército argentino tivesse continuado a perseguição às depauperadas tropas espanholas, ou atacado o setor desta que se encontrava no campo de batalha, a vitória teria sido certa, mas a chegada de um esquadrão de cavalaria realista, introduziu o pânico entre os argentinos, que debandaram. O exército realista se reorganizou, se apossou de toda a artilharia, com a qual continuou combatendo a posição das poucas tropas de Belgrano que continuaram no campo de batalha. O resultado da batalha foi de mais de 300 baixas, mais de 400 fuzis perdidos além de quase todo o arsenal de artilharia. Desta forma, o exército espanhol conseguiu estabelecer seu comando sobre o território argentino. 

Desencadeia-se o Desastre de Rancagua

01 de outubro de 1814

É conhecido como Desastre de Rancagua ou Batalha de Rancagua o último dos combates da chamada Pátria Velha chilena, ocorrido nos dias 1 e 2 de outubro de 1814 na cidade de Rancagua (Chile) entre o exército dos Patriotas Chilenos, sob o comando do general Bernardo O'Higgins e do exército da Monarquia Espanhola, sob o comando do brigadeiro Mariano Osório. Este confronto marcou o fim dos primeiros projetos pela Independência do Chile. A derrota de O'Higgins e seu exército deixou a cidade literalmente à mercê dos soldados espanhóis. Os patriotas que viviam nas imediações fugiram, e suas casas, foram saqueadas pelos soldados e os vizinhos monarquistas. Osório estabeleceu um tribunal militar para julgar os patriotas e deixou claro que esperava que Rancagua reabastecesse suas tropas. A derrota dos patriotas nesta batalha produziu o fim da Pátria Velha (Denomina-se assim a etapa da História do Chile compreendida entre a Primeira Junta Nacional do Governo (18 de setembro de 1810) e o Desastre de Rancagua (1 e 2 de outubro de 1814), a fuga dos líderes emancipadores para a Argentina e o começo do período histórico da chamada Reconquista. 

Nasa entra oficialmente em operação 

01 de outubro de 1958

O dia 1o. de outubro de 1958 marcou o primeiro dia oficial de operação da NASA (National Aeronautics and Space Administration), uma agência do governo dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Desde sua criação, a Nasa já foi responsável pelo envio do homem à Lua e por diversos outros programas espaciais, entre eles a exploração do planeta Marte. Recentemente, a Nasa trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com mais alguns países da Ásia e outras regiões para a criação da Estação Espacial Internacional.

A Nasa foi criada em meio à corrida espacial no final de década de 60. Após o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, pelo programa espacial soviético, em 1957, os EUA decidiram voltar seu foco para o espaço. Naquela época, o órgão existente era o NACA - National Advisory Committee for Aeronautics (Conselho Nacional para a Aeronáutica), fundado em 1915. Em 29 de julho de 1958, o presidente dos EUA Eisenhower assinou o National Aeronautics and Space Act, instituindo a NASA. Quando iniciou suas operações, a NASA absorveu integralmente o antigo NACA, com todos os seus oito mil funcionários, um orçamento anual de US$ 100 milhões, três laboratórios de pesquisa principais e duas instalações pequenas de teste. Em dezembro de 1958, a Nasa obteve o controle do Jet Propulsion Laboratory, uma instalação operada pelo California Institute of Technology.

Walt Disney World abre suas portas ao público

01 de outubro de 1971

Walt Disney World Resort é um complexo recreativo mundialmente famoso por seus parques temáticos e inúmeros hotéis. O lugar é operado por uma divisão da companhia Disney. Está localizado na zona de Lake Buena Vista e Bay Lake na Flórida na cidade de Kissimee, nas proximidades de Orlando (Estados Unidos). A construção começou em 1967. No dia 1º de outubro de 1971, abriram-se as portas apenas do parque conhecido como Magic Kingdom, mais tarde foram sendo agregados ao complexo os parques temáticos Epcot, Disney MGM Studios (agora chamado Disney's Hollywood Studios) e Disney Animal Kingdom. Além dos 4 parques temáticos principais, o complexo conta com 2 parques aquáticos, 6 circuitos de golfe, um complexo desportivo, uma pista de corridas, 23 hotéis da Disney e inúmeras lojas, restaurantes e locais de entretenimento. A área total da propriedade conta com mais de 25.000 acres (cerca de 8.000 hectares) e é o maior complexo de parques temáticos do mundo. 

Última partida de Pelé como jogador profissional

01 de outubro de 1977

O dia 1o. de outubro de 1977 marcou a despedida de um dos maiores ídolos futebol mundial. Vestindo a camisa do Cosmos, de Nova York, o rei Pelé decidiu que era hora de dar adeus aos gramados. Depois de uma carreira de glórias pela seleção brasileira e pelo Santos, ele chegou ao time norte-americano aos 35 anos, em 1975, com o objetivo de difundir o esporte no país. Pelo Cosmos, Pelé conquistou o título de campeão norte-americano de 1977. A despedida oficial do Rei foi justamente contra o Santos, em um confronto em Nova York que muitos consideram que só existiram perdedores. O Rei foi um deles, pois não fez seu último gol da carreira pelo Peixe, clube que o projetou para o sucesso. Pelo contrário, Pelé acabou marcando pelo Cosmos na derrota do Santos por 2 a 1. O Cosmos, mesmo vencendo o jogo, perdia seu grande craque e relações públicas. Contudo, o futebol foi o grande derrotado, já que um dos maiores jogadores da história encerrava ali sua vitoriosa carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário