Morre Qin Shi Huangdi
10 de setembro de 210 a. C.
Qin Shi Huangdi, faleceu no dia 10 de setembro de 210 a.C.. Foi o primeiro imperador da China, fundador da dinastia Ch'in Qin. Unificou leis, pesos e medidas e a linguagem escrita, a conselho de seu principal ministro, Li Si, companheiro de estudos e defensor da filosofia totalitária do Legismo. Decretou que todos os livros contrários às teorias Ch'in sobre história e filosofia fossem queimados. Também submeteu a economia e a defesa do Império a um controle centralizado; construiu calçadas e canais e, para proteger o país das incursões dos nômades, começou a construção da sessão principal da Grande Muralha Chinesa, aparentemente utilizando escravos e recrutas como mão-de-obra. Apesar de sua fama de tirano sanguinário, criou um Estado cuja estrutura foi a base da China Imperial. Nas escavações realizadas em sua tumba, um enorme complexo funerário de extensas câmaras subterrâneas que rodeiam um imenso túmulo perto de Xi'an, descobriu-se um exército de terracota composto por pelo menos umas 6.000 figuras humanas e cavalos de tamanho natural. O mausoléu foi declarado Patrimônio cultural da Humanidade em 1987 pela UNESCO.
É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil
10 de septembro de 1808
No dia 10 de setembro de 1808 era dado o primeiro passo da imprensa no Brasil com a fundação de Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do país. Até sua publicação, fruto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, era terminantemente proibido aos habitantes o acesso a publicações.
O jornal era publicado duas vezes por semana e o seu conteúdo era oficial, consistindo basicamente em comunicados do governo. Seu editor era o Frei Tibúrcio José da Rocha. A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular. O periódico foi substituído pelo Diário Fluminense, de Pedro I e o Diário do Governo, de Pedro II, como órgãos oficiais de imprensa.
Nasce Charles Sanders Peirce
10 de septembro de 1839
Charles Sanders Peirce nasceu no dia 10 de setembro de 1839 e faleceu em 1914. Foi um filósofo e físico norte-americano que assentou as bases da semiótica. Era filho do eminente matemático Benjamin Peirce, professor da Universidade Harvard. Cursou estudos de Química nesta última universidade. Entre 1864 e 1884 deu aulas de lógica e filosofia de maneira intermitente nas universidades de Harvard e Johns Hopkins, mas nunca chegou a ocupar um cargo estável como professor. Em 1877 foi o primeiro delegado norte-americano no Congresso Internacional Geodésico. Depois de fundar com vários amigos o Clube Metafísico, publicou dois artigos que foram considerados a certidão de nascimento do pragmatismo filosófico: "A Fixação da Crença" e "Como Esclarecer Nossas Idéias" (1818). A imensa maioria de seus trabalhos foram publicados após sua morte, entre eles os 9 volumes de seus Collected Papers (Escritos Reunidos, 1931-1938), que compilam mais de 100.000 páginas de resenhas e ensaios editados em revistas. Peirce é conhecido, sobretudo, por seu sistema filosófico, posteriormente chamado de pragmatismo. Segundo a sua filosofia, nenhum objeto ou conceito possui validade inerente ou tem importância. Sua transcendência encontra-se somente nos efeitos práticos resultantes de seu uso ou aplicação. Portanto, a verdade de uma idéia ou objeto pode ser medida mediante a pesquisa científica sobre a sua utilidade. O conceito foi ampliado pelos filósofos norte-americanos William James e John Dewey, e influenciou de maneira importante o moderno pensamento filosófico e sociológico. Entre as obras de Peirce figuram Photometric Researches (Pesquisas fotométricas, 1878) e Studies in Logic (Estudos de lógica, 1883). Atribui-se a Peirce uma série de experimentos com pêndulos realizados em 1861 que contribuíram, em grande parte, para a determinação da densidade e forma da Terra, e também ao desenvolvimento de pesquisas sobre a dimensão das ondas de luz. Em 1867 interessou-se pelo sistema de lógica criado pelo matemático britânico George Boole, e trabalhou até 1885 sobre a ampliação e transformação da álgebra de Boole.
Morre George Pager Thomson
10 de septembro de 1975
George Paget Thomson nasceu no dia 03 de maio de 1892 e faleceu no dia 10 de setembro de 1975. Foi um físico britânico. Estudou e se formou no Trinity College da Universidade de Cambridge e ministrou aulas de filosofia natural na Universidade de Aberdeen. Em 1930 obteve a cátedra de física no Colégio Imperial de Ciências e Tecnologia da Universidade de Londres, onde permaneceu até 1952. Desde esse ano e até 1962, foi reitor do Corpus Christi College da Universidade de Cambridge. Em 1937 lhe foi outorgado o prêmio Nobel de Física, que compartilhou com o físico norte-americano Clinton Davisson, por seu trabalho referente à difração de elétrons em cristais e a demonstração de suas propriedades ondulatórias. Nos últimos anos da década dos 30 e durante a II Guerra Mundial, se especializou em física nuclear, concentrando-se no estudo das aplicações prática militares da energia nuclear. Na última parte da sua vida continuou seus trabalhos em torno à energia nuclear, mas também escreveu trabalhos sobre aerodinâmica e sobre o valor da ciência na sociedade. Entre 1937 e 1941, assessorou o Ministério do Ar em matéria de aeronáutica, e em matéria científica em geral entre 1943 e 1944. Em 1943 foi nomeado cavalheiro (Sir) e em 1946 ocupou a assessoria da delegação britânica no Conselho de Segurança de das Nações Unidas e da Comissão da Energia Atômica.
Nasce o ex-tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros
10 de septembro de 1976
No dia 10 de setembro de 1976 nascia, em Florianópolis (SC), Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, um ex-jogador de tênis brasileiro, ex-número um do mundo e tricampeão de Roland Garros. De ascendência alemã, começou a jogar tênis aos seis anos. Seu pai, um jogador de tênis amador, morreu enquanto treinava um grupo de crianças em Curitiba, quando Guga tinha apenas oito anos de idade. Seu irmão mais novo, Guilherme, falecido em 2007, sofreu danos cerebrais durante o nascimento, que resultaram em uma deficiência mental. O sofrimento do irmão marcou Guga durante toda a sua carreira. O ex-tenista criou o Instituto Guga Kuerten (IGK) para incentivar o esporte e ajudar os portadores de necessidades especiais. Guga ainda doava ao seu irmão todos os troféus que ganhava.
Aos 14 anos, conheceu o técnico Larri Passos, que convenceu a família de Guga de que ele tinha talento suficiente para fazer do tênis seu modo de vida. Passos tornou-se seu treinador, e os dois começaram a viajar pelo mundo nos torneios juvenis, até que, finalmente, em 1995, Guga Kuerten começou sua carreira profissional. Em 1997, com 21 anos e contra todas as probabilidades, Guga se tornou o novo campeão de Roland Garros, um dos torneios de maior prestígio do mundo.
No entanto, o sucesso inesperado e a fama instantânea resultaram numa queda de rendimento na temporada seguinte, quando Guga caiu precocemente em Roland Garros, em 1998. Contudo, rapidamente, Guga mostrou o seu talento. Em 2000 e 2001 vieram mais dois títulos de Roland Garros e também o posto de número um do mundo por 43 semanas seguidas. Fora isso, Guga ainda venceu a Masters Cup, em Lisboa, torneio que reuniu os oito melhores tenistas da temporada. Ao todo, foram 22 títulos de simples na sua carreira.
A partir de 2004, Guga começou a sofrer com lesões no quadril e precisou passar por cirurgias. Apesar do seu esforço em tratamentos de fisioterapia, o tenista não conseguiu mais retornar à forma que o consagrou número um do mundo. Em 25 de maio de 2008, ele jogou sua última partida de tênis, em Roland Garros, o torneio onde viveu seus maiores dias de glória. Como jogador, ele era conhecido pelo seu forte saque, a paralela de esquerda e um grito particular quando acertava a bola.
Fonte - http://seuhistory.com/hoje-na-historia.html
fONTE -
Fonte - http://seuhistory.com/hoje-na-historia.html
fONTE -
Nenhum comentário:
Postar um comentário