Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas
05 de septembro de 1494

O tratado praticamente dividia o globo terrestre entre Portugal e Espanha. Ele definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Os territórios a leste desta linha pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha.
05 de septembro de 1946
No dia 5 de setembro de 1946 nascia, Stone Town, atual Tanzânia, Farrokh Bulsara, mais conhecido como o cantor Freddie Mercury. Educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim (ou Mumbai), nesta época, ele começou a ser chamado de Freddie. Aos 18 anos, por conta de uma revolução em seu país natal, ele se mudou com a família para a Inglaterra, onde estudou design na Ealing Art College.
Na faculdade, conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada Smile, com Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista. Em 1970, Tim deixou o grupo e Freddie assumiu o posto de vocalista da banda, que trocou o nome para Queen. Nesta época, ele acrescentou Mercury ao seu nome. No mesmo ano, conheceu Mary Austin, sua namorada. Com ela, assumiu sua bissexualidade. Mesmo separados depois, os dois continuaram grandes amigos e Freddie, inclusive, doou parte de sua fortuna para ela. De acordo com o cantor, a música "Love of My Life" foi escrita para Mary.
Além deste sucesso, ele compôs outros clássicos como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions". Com performances lendárias, suas turnês com o Queen fizeram enorme sucesso nos anos 70 e 80. Freddie Mercury também lançou dois discos solo, aclamados pela crítica e pelo público. Em 1991, diante da sua frágil saúde, aumentavam os rumores de que ele estaria com AIDS, o que foi confirmado pelo próprio cantor, em uma declaração, na véspera de sua morte, ocorrida em Londres no dia 24 de novembro de 1991. Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas na margem do Lago Genebra, na Suíça, pátria que foi adotada por Mercury como seu segundo lar. No ano seguinte, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, a cantora Montserrat Caballé interpretou a canção "Barcelona" (gravada em 1988) em dueto virtual com o cantor.
Ocorre o Massacre de Munique durante os Jogos Olímpicos
05 de septembro de 1972
No dia 5 de setembro de 1972 um ataque terrorista manchou para sempre os Jogos Olímpicos de Munique. Neste dia, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Munique, 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. Como desfecho, todos os atletas foram assassinados em vários momentos do sequestro. Também morreram cinco terroristas e um agente da polícia alemã. O episódio também ficou marcado pela falta de preparo da polícia alemã para lidar com a situação.
Morre Deng Jiaxian
05 de septembro de 1986
Deng Jiaxian faleceu em Pequim em 5 de setembro de 1986, vítima de um câncer aos 62 anos. Foi um cientista chinês que desenvolveu e construiu a bomba atômica chinesa. Em 1950, voltou para a República Popular da China, procedente dos Estados Unidos, depois da vitória comunista, e a partir daí contribuiu com a construção da primeira bomba atômica chinesa, que foi experimentada pela primeira vez em 1964. Deng é considerado o orgulho dos técnicos e cientistas chineses por ter colaborado com o desenvolvimento do arsenal nuclear de seu país. Em vida, o cientista chinês dirigiu pessoalmente 15 dos 32 testes atômicos realizados pela China.
Morre Soichiro Honda
05 de septembro de 1991
Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906 e faleceu em 5 de agosto de 1991. Foi um empresário japonês, fundador da companhia Honda Motors e, desde muito jovem, um apaixonado pelos artefatos mecânicos. Seu pai era proprietário de uma oficina de bicicletas. Com 15 anos, mudou-se para Tóquio para trabalhar na empresa automotriz Hart Shokai. Aos 21 anos, voltou à sua cidade natal transformado em um especialista mecânico, como chefe de uma sucursal desta empresa. No entanto, logo se tornou independente e montou uma fábrica de pistões que logo fracassou. Posteriormente inscreveu-se na universidade e, mais tarde, reabriu sua pequena fábrica. Ao finalizar a Segunda Guerra Mundial, perdeu tudo em meio à devastação que produziu o bombardeio norte-americano. Em 1948, associado a Takeo Fujisawa, fundou a Honda Motor Company com o objetivo de fabricar motocicletas, já que os bombardeios tinham devastado o parque automotor japonês. A idéia original consistiu em fabricar bicicletas com motor, embora o primeiro motor utilizado tenha sido muito pesado e em seguida a empresa faliu. No entanto, Soichiro fabricou um motor mais leve, rápido e silencioso e, imediatamente, sobreveio o sucesso. A produção foi aumentando vertiginosamente e instalaram-se fábricas em todo o Japão. A reputação da empresa cresceu no que se refere a motos Honda e estas começaram a ganhar em concorrências internacionais. No começo de 1960, suas atividades industriais cresceram, dedicando-se então completamente à indústria automotriz. Fixou como meta ganhar uma corrida de Fórmula 1 com um veículo de sua fabricação, o que conseguiu em 1965. Desde 1967, a Honda começou a produzir carros pequenos. Quando desatou a crise do petróleo em 1973, foi ampliada a produção do Honda Civic de baixo consumo, com o que a empresa se posicionou de forma inequívoca em todo o mundo.
Morre Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz
05 de septembro de 1997
No dia 5 de setembro 1997, em Calcutá, morria Teresa de Calcutá, uma feira católica de etnia albanesa que depois se naturalizou indiana. Ela foi a fundadora da ordem das Missioneiras da Caridade e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Nascida no dia 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, Agnes Gonxha Bojaxhiu, como é o seu verdadeiro nome, ingressou aos 18 anos na Ordem das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, na Irlanda. Ela estudou em Dublin, na Irlanda, e em Darjiling, na Índia, antes de aceitar os votos religiosos, em 1937. Seguiu com seus trabalhos em um colégio católico em Calcutá, onde ajudou os doentes e, em 1948, pediu permissão para deixar seu posto no convento e dedicar-se somente à ajuda aos doentes.
Mais tarde, a ordem das Missioneiras da Caridade foi reconhecida como uma congregação pontifícia sob a jurisdição de Roma. Seus membros, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, têm que assumir um quarto voto: a promessa de servir aos pobres, a quem Madre Teresa descrevia como encarnações de Jesus. Após abrir um centro em Calcutá, em 1952, ela estendeu a ordem por todos os continentes.
Em reconhecimento ao seu trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 1990, o papa João Paulo II pediu que realizasse suas tarefas com menos rigor, já que sua saúde estava fragilizada mas, mesmo assim, ela não abandonou suas atividades e trabalhou até o dia da sua morte, em 5 de setembro 1997. Em outubro de 2003, ela foi beatificada por João Paulo II.
Morre o escritor Fausto Wolff
05 de septembro de 2008
No dia 5 de setembro de 2008 morria, no Rio de Janeiro, Faustin von Wolffenbüttel, mais conhecido como Fausto Wolff, jornalista e escritor brasileiro, autor de aproximadamente 20 livros. Vítima de uma hemorragia digestiva, morreu por disfunção de múltiplos órgãos. Nascido no dia 8 de julho de 1940, em Santo Ângelo (RS), ele se mudou para o Rio de Janeiro com 18 anos, onde trabalhou em várias jornais. Escreveu sobre televisão no Jornal do Brasil, sobre teatro na Tribuna da Imprensa e sobre política no Diário da Noite. Suas opiniões polêmicas e independentes também começaram a aparecer na TV, com o Jornal de Vanguarda de Fernando Barbosa Lima a partir de 1963.
Em 1968, por conta da censura do governo militar, Fausto Wollf exilou-se na Europa, onde passou 10 anos, na Dinamarca e na Itália. Ainda no exílio, foi um dos editores de O Pasquim, além de diretor de teatro e professor de literatura nas universidades de Copenhague e Nápoles. Na volta ao Brasil, com a Anistia de 1978, trabalhou em jornais como O Globo e Jornal do Brasil, mas em seguida passou a dedicar-se apenas à imprensa independente, em especial a O Pasquim.
Apoiou Brizola em sua eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro em 1982 e, a partir dessa experiência, organizou o volume "Rio de Janeiro, um Retrato: a Cidade Contada por seus Habitantes" (1985), considerado um dos mais completos retratos sociológicos da cidade.
A partir daí, longe do cotidiano das redações de jornais, dedicou-se à literatura. Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti por seu romance À Mão Esquerda. Voltou a ficar entre os dez finalistas do Jabuti em mais duas oportunidades: em 2004 na categoria Poesia e em 2006 na categoria Contos, com A Milésima Segunda Noite. Wolff teve também algumas participações no cinema. Em 1977 foi co-roteirista do filme dinamarquês Jorden er flad, no qual igualmente foi ator. Fez ainda pequenos papéis em filmes dirigidos por amigos seus - como Natal da Portela (1988) e O Viajante (1999).
Fonte - http://seuhistory.com/hoje-na-historia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário