sexta-feira, 21 de setembro de 2012

HOJE NA HISTÓRIA



Acontece o “Grande Incêndio” de Nova York

21 de septembro de 1776

Na madrugada de 21 de setembro de 1776, a cidade de Nova York era atingida por um incêndio devastador, que teria destruído entre 10% e 25% das estruturas da cidade. De acordo com relatos da época, o fogo teria começado em uma taverna. As chamas se alastraram rapidamente por conta das estruturas de madeira e foi intensificado pelo tempo seco e fortes ventos. O incêndio atingiu a Broadway, nas proximidades da Beaver Street, queimando residências e prédios comerciais.

O incêndio durou o dia todo, até ser contido pela população, com auxílio da mudança nas direções dos ventos. Dentre os prédios destruídos pelo fogo, estava a Igreja da Trindade que posteriormente foi reconstruída e atualmente é um dos pontos turísticos mais famosos da região da Wall Street.

É proclamado o Dia Internacional da Paz pela ONU

21 de septembro de 1981

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de setembro como o "Dia Internacional da Paz" com o objetivo de comemorar e fortalecer os ideais de paz em cada nação e em cada povo e entre eles em todo o mundo e o cessar fogo nas nações mais violentas. Em tempos conturbados, nos quais as guerras e as hostilidades são as principais características nas nações de todo o mundo, se faz obrigatória uma reflexão sobre os valores que sustentam nossa cultura. Se fizermos da violência e da vingança o valor principal da convivência na vida, não poderá exigir-se que as pessoas reajam com comportamentos pacíficos diante de qualquer conflito ou situação. 

A sonda Galileu cai em Júpiter

21 de septembro de 2003

No dia 21 de setembro de 2003, a sonda Galileu, da Nasa, se chocou contra o planeta Júpiter. Era o fim de uma missão que teve início em 18 de outubro de 1989. Seis anos mais tarde – após visitar os asteroides Gaspra e Ida, o planeta Vênus e regressar para a Terra para assistências gravitacionais – a sonda finalmente chegou ao seu destino: Júpiter Depois disso, ela orbitou o gigante gasoso, o mais distante e maior planeta do Sistema Solar. Na sua missão seguinte, a Galilei visitou o satélite Io, também foi observado de perto pela sonda, que captou informações sobre as nuvens de partículas altamente carregadas no seu entorno. Em sua terceira e última missão, ela investigou o vasto oceano de gelo da lua Europa.
No entanto, os resultados mais importantes vieram após a queda da sonda atmosférica em Júpiter, onde foram analisados a composição das nuvens, moléculas, as temperaturas da superfície, velocidade do vento, relâmpagos e tempestades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário