sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hoje na História




Nasce Alexander von Humboldt
14 de setembro de 1769
Alexander von Humboldt nasceu no dia 14 de setembro de 1769 e faleceu em 1859. Foi um naturalista e explorador alemão, muito conhecido por suas valiosas contribuições para o estudo da geofísica, meteorologia e oceanografia. Estudou com vários professores particulares e em várias universidades, assim como na Academia de Mineração de Freiberg (Alemanha). Apesar de ser conhecido como naturalista, diplomata, astrônomo, mineralogista e anatomista, sua fama se deve também às suas expedições na América Latina. Em 1799 saiu da Espanha, e após de uma breve escala nas ilhas Canárias, desembarcou finalmente em Cumaná (Venezuela). Humboldt explorou todo o rio Orinoco e a maior parte do rio Amazonas em terras venezuelanas. Viajou também por Cuba, a região do rio Magdalena, na Colômbia, e nas montanhas dos Andes do Equador, onde subiu até o vulcão Chimborazo, a uma altitude de mais de 5.800 metros. Estudou as correntes do oceano, as temperaturas relativas de acordo com a altitude e a intensidade magnética com relação ao equador, assim como os minerais, vegetais e a vida animal da região. Relacionou-se com naturalistas dos distintos países que visitou, a quem apoiou em suas investigações. Passou o último período de seus cinco anos de expedições no México. Suas observações e descobertas nesta expedição foram expostas nas viagens às regiões do novo continente. Também escreveu um ensaio político sobre o reino da Nova Espanha (1811). Durante todos estes anos de estadia na América, Humboldt entrou em contato com os naturalistas dos países que visitou e apoiou decididamente o movimento de independência latino-americano. Em 1804 voltou à Europa e foi na cidade de Paris onde conheceu os cientistas, artistas e políticos mais seletos de sua época. Humboldt se reuniu em diversas ocasiões com o Libertador Simon Bolívar, com quem compartilhou as opiniões sobre a emancipação das colônias americanas da Coroa espanhola. Durante os últimos anos de sua longa vida, escreveu uma obra em cinco tomos, Kosmos (O Cosmos, 1845-1862), na qual expôs não somente seu amplo conhecimento pessoal, mas também a maior parte do conhecimento geográfico e geológico de sua época. Kosmos foi considerado o primeiro livro de texto dos geofísicos. Ao redor do mundo existem espécies de animais, parques nacionais, monumentos e reservas naturais nomeadas em sua homenagem.
Nasce o ilustrador norte-americano Charles Dana Gibson
14 de setembro de 1867
No dia 14 de setembro de 1867 nascia na cidade de Roxbury, em Massachusetts (EUA), o ilustrador Charles Dana Gibson. Ele estudou arte em NY e começou a contribuir com desenhos para as publicações Life, Scribner's, Harper's e Century. Com os seus desenhos, ele definiu o ideal de beleza dos Estados Unidos na virada do século XX. O estilo refinando de sua obra, com caneta e tinta, foi amplamente imitado. Por conta de seu talento, Gibson era muito bem pago pelos seus desenhos. Ele ainda publicou muitos desenhos satirizando a alta sociedade. O ilustrador morreu no dia 23 de dezembro de 1944 em Nova York, nos EUA.
Nasce o sambista Ismael Silva
14 de setembro de 1905
No dia 14 de setembro de 1905 nascia, em Niterói (RJ), o sambista Ismael Silva. Além de mais de 200 músicas gravadas ao longo da sua carreira, ele também foi um dos fundadores da primeira escola de samba do Brasil, a “Deixa falar”, em 1928. A escola foi responsável pela introdução de instrumentos de percussão na música, já que até então os sambas eram acompanhados por violões, pandeiros, violinos e castanholas.
Ismael tem entre suas músicas mais conhecidas as seguintes composições: “Me faz carinhos”, “Se você jurar”, “Antonico”, “Para me livrar do mal”, “Tristezas não pagam dívidas”, “Me diga o teu nome”, entre outras. Em 1931, Ismael deixou o Estácio e foi morar no Centro do Rio, onde conheceu, por intermédio do cantor Francisco Alves, Noel Rosa, que se tornou seu parceiro. A partir daí suas composições começaram a ser gravadas por vários intérpretes, como Silvio Caldas e Carmen Miranda. Ismael ficou esquecido na década de 40, mas seus sucessos foram recuperados na década de 50. Ele também foi condenado a cinco anos de prisão por atirar um homem da boêmia carioca. Da pena, cumpriu dois anos, depois ficou recluso e passou por dificuldades financeiras, só retornando à cena carioca na década de 50. Ele morreu no dia 14 de março de 1978, no Rio de Janeiro, vítima de um ataque cardíaco.

Fonte - http://seuhistory.com/hoje-na-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário