quinta-feira, 17 de abril de 2014

Grêmio Estudantil

 Veja aqui - vídeo sobre a importância do grêmio estudantil na escola.




Atualmente a rede pública de ensino conta com 3.380 Grêmios Estudantis formados por alunos das escolas, que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania. Por meio dos grêmios, os jovens podem exercer a participação democrática na sociedade, além de desenvolver o espírito de liderança e responsabilidade.

As agremiações, ao lado dos diretores e coordenadores pedagógicos, colaboram também para a gestão das escolas, auxiliando nos bons resultados de aprendizagem.
Para esclarecer alguns pontos sobre a atuação desses colegiados, o Núcleo de Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos (Nuart), órgão da Educação, elaborou uma lista de perguntas e respostas para orientar o trabalho dos grupos nas escolas. Questões como autonomia, recursos financeiros e eleições estão entre os pontos abordados, além de uma relação de sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelos grêmio.

Confira sete perguntas e respostas para orientar a atuação do grêmio estudantil em sua escola:
1)    O Grêmio tem direito a uma sala na escola?
 Sim. É importante que seja disponibilizada uma sala para sede do Grêmio.

2)    Os integrantes do Grêmio podem sair da sala de aula quando houver necessidade?
Evitem marcar reuniões e atividades do Grêmio em horários de aula, pois quanto mais envolvidos com as disciplinas, com os professores e com a escola em geral o Grêmio estiver, mais saberão o que propor e aprimorar! Em casos urgentes, a saída de UM MEMBRO é permitida apenas com autorização do professor ou da Direção da Escola. Para facilitar, os representantes de classe podem repassar as informações necessárias para os alunos em cada sala que representam.

3)    O que se pode fazer com os recursos financeiros captados pelo Grêmio?
Vocês podem utilizá-lo para organizar e promover atividades ou eventos do Grêmio. Por exemplo: comprar material para o cenário de uma peça de teatro, comprar um computador para a sala do Grêmio, um aparelho de som, promover uma excursão para um museu, entre outros. Mas atenção: nenhum membro do Grêmio pode ser remunerado. A participação é voluntária!

4)    O que acontece com os bens materiais que o Grêmio adquire?
Quando uma Diretoria encerra seu mandato e outra assume, os bens adquiridos permanecem no Grêmio Estudantil. Estes bens formam o patrimônio do Grêmio. No final de cada mandato ele será averiguado pelo Diretor e pelo Conselho Fiscal (três alunos eleitos pelo Conselho de Representantes de Classe). É muito importante haver transparência no gerenciamento, prática de prestação de contas periódicas do Grêmio e o incentivo à participação dos alunos nas decisões de aplicação dos recursos financeiros.

5)    Quais alunos podem participar da diretoria do Grêmio?
Qualquer aluno matriculado na escola, inscrito na chapa vencedora, poderá ser da Diretoria do Grêmio. Os cargos serão discutidos pelos próprios membros da chapa, de acordo com as áreas de interesse de cada um.

6)    Onde começa e onde termina a autonomia do Grêmio?
O Grêmio tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Para realizá-las, no entanto, deverá contar com autorização da Direção ou do Conselho de Escola, pois as propostas deverão ser sempre discutidas e agendadas. É direito dos alunos participar da organização do calendário e das atividades que serão realizadas na escola e o Grêmio é um grande articulador, negociador e deve compor junto à Direção.

7)    Quando é feita a eleição do Grêmio?
A data da realização das eleições ocorrerá sempre dois dias letivos subsequentes ao último dia destinado à campanha das chapas. No caso de algum impedimento, ocorrerá nos dois dias letivos seguintes, passado ou resolvido o impedimento.
De acordo com levantamento do Núcleo de Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos (Nuart), entre os mais de 3,3 mil grêmios atuantes em escolas estaduais, 29% dos grupos têm como foco organizar atividades esportivas. Outros 27% se dedicam na promoção de eventos culturais dentro e fora da unidade de ensino. O entretenimento é responsável pela atenção de 12% dos grêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário