sexta-feira, 18 de abril de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 19/04/2014.



1882 - Nasce o ex-presidente Getúlio Vargas





No dia 19 de abril de 1882 nascia, em São Borja (RS), Getúlio Dorneles Vargas, presidente do Brasil em duas ocasiões, líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Getúlio ficou conhecido pelos seus simpatizantes como "o pai dos pobres" por ter criado muitas leis sociais e trabalhistas. Considerado um dos políticos mais controversos da história do Brasil, Getúlio foi presidente do país em dois períodos. No primeiro, ficou 15 anos no poder, de 1930 a 1945. Este governo foi dividido em três fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 foi presidente da república do Governo Constitucional, eleito presidente pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo, após um golpe de estado. Em seu segundo mandato, Getúlio foi eleito por voto direto e governou o Brasil por três anos e meio. Seu governo e sua vida chegaram ao fim no dia 24 de agosto de 1954, quando Getúlio se matou em seu quarto, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, com um tiro no coração.

Desconfio de quem nunca me pediu nada. Geralmente, aqueles que se sentam à mesa sem apetite são os que mais comem.
A constituição é como as virgens. Foi feita para ser violada.
Não tenho inimigo de quem não possa me aproximar nem amigo de quem não possa me distanciar.

Getúlio Vargas
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-o-ex-presidente-getulio-vargas#sthash.KqF0nNS5.dpuf



1882 - Morre o naturalista Charles Darwin, autor de “A Origem das espécies




No dia 19 de abril de 1882 morria na cidade de Kent, na Inglaterra, Charles Robert Darwin, naturalista, autor do livro “A Origem das Espécies” e um dos cientistas mais importantes da história. Nascido em 12 de fevereiro de 1809 em Shrewbury, ele era filho de Robert Waring Darwin, médico de prestígio e seu avô paterno, Erasmus Darwin, também foi um conhecido médico, naturalista e poeta. Em outubro de 1925, Darwin estudou medicina na Universidade Edimburgo para atender o desejo do seu pai, mas não se interessou pela carreira. Novamente aconselhado pelo pai, estudou artes e religião na Universidade de Cambridge, contudo também não seguiu adiante nestas áreas. Nesta época, contudo, descobriu a botânica, a entomologia e a geologia. Também conheceu o reverendo John Hesnlow, de quem ficou amigo e também de quem partiu o convite para uma viagem ao redor do mundo, a bordo do “Beagle”. Em 27 de dezembro de 1831, o “Beagle” zarpou de Davenport, com o jovem Darwin, então com 22 anos, numa expedição que mudaria a história. Na viagem, a equipe passou por Cabo Verde, América do Sul até a Patagônia e a Ilha do Fogo, Galápagos, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Maurício e África do Sul. Durante a viagem, Darwin observou semelhanças e diferenças entre várias espécies em diferentes locais e começou a suspeitar da verdade absoluta sobre a teoria da estabilidade das espécies. Depois da expedição, começou a redigir seus estudos para posterior publicação. O mais famoso até hoje é “On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life” ( A Origem das espécies por seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”), onde Darwin apresentou sua teoria de seleção natural, na qual a natureza seleciona as populações mais capacitadas para a sobrevivência, em determinado ambiente, e descarta as menos aptas. Iniciou-se então um debate e também a condenação da obra de Darwin, já que ele atribuía à natureza “poderes” até então reservados ao campo religioso. O debate sobre a sua teoria segue até os dias atuais, muito tempo após a morte de Darwin, em 1882.

O homem ainda traz em sua estrutura física a marca indelével de sua origem primitiva.
Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais (...) os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.
Estou quase convencido (muito ao contrário da opinião que possuía antes) de que as espécies não são imutáveis (é como confessar um assassinato)

Charles Darwin


1943 - Criado o Dia do Índio por Getúlio Vargas 



No dia 19 de abril de 1943 o presidente Getúlio Vargas criava, pelo decreto-lei 5540, o Dia do Índio. Este dia foi escolhido, pois na mesma data, em 1940, várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. O Dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro tenha consciência da importância que eles possuem na nossa história. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após intervenção de Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/criado-o-dia-do-indio-por-getulio-vargas#sthash.foS6UMKq.dpuf


Nenhum comentário:

Postar um comentário