domingo, 2 de março de 2014

Hoje na História - 03/03/2014.




Inaugurado em 3 de março de 1585 Teatro Olímpico de Vicenza, um dos mais belos e antigos do mundo

Um dos mais belos e antigos teatros da Europa, o Teatro Olímpico de Vicenza, teve sua primeira apresentação no dia 3 de março de 1585. O prédio foi projetado pelo arquiteto Andrea Palladio, mestre da arquitetura renascentista e designer de muitos edifícios na Itália. Após cinco anos de construção, o teatro foi inaugurado com a peça Édipo Rei, de Sófocles. Apesar de sua grandeza, o teatro foi usado com moderação depois de sua inauguração. Em reconhecimento pela sua importância para o mundo, foi nomeado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1994.

Morre o pintor brasileiro Joaquim Franco Velasco

No dia 3 de março de 1833 morria, em Salvador, o pintor e professor Antonio Joaquim Franco. Autor de diversos retratos e pinturas para igrejas na cidade de Salvador, ele nasceu na capital baiana, em 1780, em data desconhecida. Durante a sua carreira, obteve reconhecimento como retratista e recebia diversas encomendas, produzindo não só na Bahia, mas também para outros estados e para Portugal. Em 1831, ele iniciou uma pintura na capela-mor da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em Salvador, mas ele morreu antes da conclusão do trabalho, finalizado por José Rodrigues Nunes.
- Fonte  - http://hojenahistoria.seuhistory.com/morre-o-pintor-brasileiro-joaquim-franco-velasco#sthash.RPUFNf17.dpuf


Aprovada a Lei do Descanso Dominical

A Lei do descanso dominical, aprovada pelo Congresso dos Deputados, foi uma lei que serviu para que na Espanha de princípios do século XX se pudesse avançar em favor dos direitos dos trabalhadores. É a lei que obriga a que não se trabalhe aos domingos. No dia 3 de março de 1904, sendo presidente do governo da Espanha Antonio Maura, aprovou-se finalmente a Lei do Descanso Dominical, uma lei, que com partidários e detratores, terminou sendo imposta como uma coisa normal, e que em si recuperava o domingo como descanso, já que durante o século XIX tinham sido abolidas todas as leis medievais que impunham os preceitos religiosos e proibiam o trabalho no domingo. Foi (e ainda é por precursora) uma conquista social que, como em todas as reformas, teve um tardio reconhecimento.

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira gravam a canção “Asa Branca”

No dia 3 de março de 1947 foi gravada no estúdio da RCA, no Rio de Janeiro, um dos maiores clássicos da música popular brasileira, a canção “Asa Branca”, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A letra, que fala do drama da seca no Nordeste do Brasil e também da busca por uma vida melhor longe dali, foi cantada por vários outros artistas como Elis Regina, Tom Zé, Caetano Veloso, Chitãozinho e Xororó, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Zé Ramalho e Raul Seixas (em inglês). Ao todo, são mais de 500 interpretações dessa música pelo Brasil e pelo mundo.


Nasce Zico, ídolo do futebol brasileiro

No dia 3 de março de 1953 nascia, no Rio de Janeiro, Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico. Ídolo da torcida do Flamengo, ele é considerado por muitos como um dos grandes jogadores do Brasil e do mundo. Entre suas grandes conquistas estão a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes (ambas em 1981) pelo Flamengo, como também suas passagens pela Seleção Brasileira nas Copas de 1978 (Argentina), 1982 (Espanha) e 1986 (México). Além do Flamengo, também defendeu a Udinese (Itália) e os times japoneses Sumitomo e Kashima Antlers. Após sua aposentadoria dos gramados, em 1994, Zico se tornou treinador e comandou a seleção do Japão na Copa do Mundo da Alemanha em 2006, o Fenerbahçe da Turquia, o CSKA Moscou da Rússia, Bunyodkor do Uzbequistão, Olympiacos da Grécia e a seleção do Iraque. Entre junho e outubro de 2010, foi diretor executivo de futebol do Flamengo. Zico, também chamado de Galinho de Quintino, atuou no Flamengo durante a maior parte de sua carreira, entre 1967 e 1989, com uma interrupção entre 1983 e 1985, quando defendeu a Udinese, da Itália. No rubro-negro do Rio de Janeiro, conquistou os títulos nacionais de 1980, 1982, 1983 e 1987, Copa Libertadores da América e Mundial Interclubes, em 1981. Neste último, o título veio após uma grande vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário