terça-feira, 25 de março de 2014

HOJE NA HISTÓRIA 25/03/2014



1824 - O imperador Dom Pedro I aprova a Primeira Constituição do Brasil 


No dia 25 de março de 1824 era redigida a primeira Brasil, encomendada e aprovada pelo imperador Dom Pedro I. Esta constituição teve a vigência mais longa entre as que vieram depois. Ela só foi revogada com a proclamação da república no dia 15 de novembro de 1889. Entre os principais destaques da constituição estavam as determinações de que o governo era uma monarquia unitária e hereditária, constituído por quatro poderes: o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Moderador, este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador. Além disso, também ficou definido o catolicismo como religião oficial, quem poderia ser considerado cidadão brasileiro, que as eleições eram censitárias e indiretas e que o imperador não responderia judicialmente por seus atos.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/o-imperador-dom-pedro-i-aprova-primeira-constituicao-do-brasil#sthash.mBhiPUNR.dpuf

1865 - A Rua 25 de Março é inaugurada




Considerado o maior centro comercial da América Latina, a data de hoje marca o aniversário da conhecida Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo. Recentemente, o livro Mascates e Sacoleiros (Scortecci Editora, 158 páginas), de Lineu Francisco de Oliveira, publicado em 2010, afirma que o primeiro ofício de registro do local é de 1865, em substituição à Rua de Baixo. O novo nome foi escolhido em uma homenagem da Câmara Municipal e do Poder Executivo ao dia em que foi redigida a primeira Constituição brasileira de 1824, outorgada pelo imperador D. Pedro I.

Atualmente, a região, que passou por uma modernização, recebe um misto de consumidores, deste a sacoleira até a madame. Ali, encontram todo o tipo de produto: caro, barato, sofisticado, simples, nacional e importado, no varejo e atacado. Às vésperas de feriados importantes, o comércio da 25 de Março chega a receber 1 milhão de pessoas.

Enquanto muitos consumidores e comerciantes celebram as boas compras e vendas, por outro lado a 25 de Março sofre com alguns problemas desde seus primórdios. Um deles são as enchentes, um obstáculo registrado pela primeira vez em 1850 e que assola a região até os dias atuais. Também, desde os tempos mais antigos, a segurança do local não é das melhores e quem passa por ali sabe que tem que ficar de olhos bem atentos aos seus pertences. Atualmente, uma nova preocupação foi somada à área: os crimes contra a Fazenda Pública por causa do contrabando de mercadorias. Uma figura que simbolizou esta situação foi o chinês Law Kin Chong, multado em mais de R$ 2 milhões e preso em 2007.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/rua-25-de-marco-e-inaugurada#sthash.sBVGVfMs.dpuf

1867 - Nasce o maestro italiano Arturo Toscanini




No dia 25 de março de 1867 nascia em Parma, na Itália, o maestro italiano Arturo Toscanini. Ele começou sua vida profissional como violoncelista. A carreira como maestro iniciou praticamente por acaso quando, aos 19 anos, ele precisou substituir um maestro que entrou em conflito com os músicos em uma apresentação de Aida, durante uma turnê que começava no Rio da Janeiro. Depois disso, não deixou mais de atuar na regência e sua competência e talento foram confirmados diante dos olhos do público. Em 1898, foi nomeado diretor musical do La Scala, de Milão, onde permaneceu até 1908. Neste ano, foi para o Metropolitan Opera, de Nova York. Conhecido principalmente por suas leituras de óperas de Verdi e sinfonias de Beethoven, ele também executou performances de Richard Wagner. Toscanini ainda conduziu a New York Philharmonic Symphony Orchestra. Em 1930, ele se tornou o primeiro não-alemão a comandar a Bayreuth, mas ele parou de se apresentar na Alemanha como forma de protesto contra as políticas nazistas. Em seguida, Toscanini integrou a orquestra sinfônica NBC, entre 1937 e 1954, ano de sua aposentadoria. Em 1954, Toscanini sofreu de um lapso de memória, que teria sido causado por um ataque isquêmico transitório. Depois, nunca mais realizou concertos em público. O maestro se aposentou com 87 anos. Ele morreu dois anos após sua aposentadoria, vítima de um acidente vascular cerebral que sofreu na sua casa, em Nova York, no dia 16 de Janeiro de 1957. Seu corpo foi enterrado no Cemitério Monumentale em Milão.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-o-maestro-italiano-arturo-toscanini#sthash.jllcs6Ak.dpuf


1901 - Apresentado o primeiro motor Diesel





Rudolf Christian Karl Diesel foi o engenheiro alemão inventor do motor de combustão de alto rendimento que leva seu nome, o motor Diesel. Motor aplicável à locomoção, apresentado na feira internacional de Paris em 25 de março de 1901 como o primeiro motor que usa óleo mineral como combustível e depois chamado "motor de combustão", posteriormente herdou o nome de seu inventor. Tal motor nunca foi adaptado pelos veículos da época porque exigia para a injeção do combustível um compressor de ar muito volumoso, o que impedia sua instalação sobre o veículo. Atualmente está sendo produzida uma terceira revolução nos motores Diesel pelo grupo Fiat e sua tecnologia Multijet. Tal motor é de 4 cilindros que equipa um sistema common rail de segunda geração, que atinge pressões em torno dos 1.400 bares, um turbocompressor de geometria fixa e intercooler e culatra de 16 válvulas. Neste motor os injetores podem agir com diferentes intensidades, entre três e cinco vezes, tudo isso de forma flexível e controlada. Contam com cinco orifícios de 0,12 mm de diâmetro.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/apresentado-o-primeiro-motor-diesel#sthash.WuiEs09F.dpuf

1957 - Criada a Comunidade Econômica Europeia




A Comunidade Econômica Europeia (CEE) foi uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma em 25 de março de 1957 com a finalidade de criar um mercado comum europeu. Os Estados signatários foram França, Itália, Alemanha (para esse então, só a República Federal da Alemanha, não a República Democrática Alemã) e os três países do Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo). O tratado estabelecia um mercado e tarifas externas comuns, uma política conjunta para a agricultura, políticas comuns para o movimento da mão de obra e os transportes, e fundava instituições comuns para o desenvolvimento econômico. A CEE foi a mais famosa das três Comunidades Europeias, e depois do Tratado de Maastricht (o TUE) seu nome mudou para Comunidade Europeia (CE). Também no Tratado de Maastricht foi criada oficialmente a União Europeia. Após a sua criação, a CE (antiga CEE) passou a fazer parte do primeiro dos três Pilares da União Europeia.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/criada-comunidade-economica-europeia#sthash.kHzVtS9b.dpuf


1968 - Começa o Maio Francês




Maio Francês ou Maio de 68, nome com o qual são conhecidos os acontecimentos sucedidos na França em 25 de março da primavera de 1968. Tudo começou quando ocorreu uma série de greves estudantis em numerosas universidades e institutos de Paris, seguidas de confrontos entre a universidade e a polícia. A tentativa do presidente De Gaulle de terminar com as greves mediante uma maior carga policial só contribuiu pra acender os ânimos dos estudantes, que protagonizaram batalhas campais contra a polícia no Bairro Latino e, posteriormente, uma greve geral de estudantes e distúrbios diversos secundados por dez milhões de trabalhadores em todo o território francês (dois terços dos trabalhadores franceses). Os protestos chegaram a tal ponto que De Gaulle dissolveu a Assembleia Nacional e foram feitas eleições parlamentares antecipadas em 23 de junho de 1968. A época imediatamente anterior a maio de 68 é considerada o boom da pós-guerra; a afiliação aos sindicatos era muito baixa e os salários estavam em alta, mas uma parte dos trabalhadores ainda tinha salários minúsculos apesar de o comércio exterior chegar a se triplicar.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/comeca-o-maio-frances#sthash.G48gjFUL.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário