sábado, 1 de março de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 1º/03/2014






Nascia no dia 1º de março de 1904, em Iowa, nos Estados Unidos, Glenn Miller, trompetista e líder de uma das mais populares bandas da época do swing. Miller formou sua banda no final da década de 30 e, com as transmissões de TV na época, ganhou uma exposição nacional para milhares de fãs. A partir de 1942, foi para a ide, onde liderava a banda militar. No dia 16 de dezembro de 1944, o músico viajava de Londres para Paris quando seu avião desapareceu e nunca mais foi encontrado. Alguns de seus clássico da época são Moonlight Sonata, Chattanooga Choo-Choo, In the Mood e String of Pearls




 

No dia 1o. de março de 1919 nascia na cidade de São Borja (RS), João Goulart, político e ex-presidente do Brasil. Seu governo foi marcado por uma grave crise política e social, que resultou na sua deposição, em abril de 1964. Identificado como um simpatizante ao movimento comunista, Jango sofreu oposição do Exército que, com um golpe de estado, instaurou o regime militar no Brasil. Criado no campo, Jango era um homem que gostava da calmaria da fazenda. Aos 13 anos, ajudava o pai a transportar gado. Passados 20 anos, estava envolvido com a política e chegou à presidência da república, assumindo o cargo após a renúncia de Jânio Quadros. Por conta do conturbado momento político, teve que se exilar no Uruguai. Após 12 anos de exílio, morreu na sua fazenda, na cidade uruguaia de Mercedes, no dia 6 de dezembro de 1976. Jango foi vítima de um infarto fulminante, aos 47 anos. Após seu exílio, Jango não queria retornar ao país pelos fundos, ou seja, pela fronteira gaúcha. Ele queria voltar pelo Rio de Janeiro para só depois ir ao Rio Grande do Sul. Seu desejo, contudo, nunca se tornou realidade. 







No dia 1 de março de 1923 morria, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Ruy Barbosa, político, jurista, diplomata, escritor e tradutor. Nascido no dia 5 de novembro de 1849, ele também foi político de destaque. Ocupou os cargos de deputado, senador, ministro da Fazenda e foi duas vezes candidato a presidência da república. Além disso, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República, ao lado de Prudente de Morais. Foi defensor do federalismo, do abolicionismo e dos direitos e garantias individuais. Grande estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, presidindo a instituição entre 1908 e 1919. Exerceu um papel importante na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. No final da sua vida, foi indicado juiz da Corte Internacional de Haia, mas recusou o convite.

fonte - http://hojenahistoria.seuhistory.com/ acesso em 1º/03/2014.

Nascia no dia 1o. de março de 1904, em Iowa, nos Estados Unidos, Glenn Miller, trompetista e líder de uma das mais populares bandas da época do swing. Miller formou sua banda no final da década de 30 e, com as transmissões de TV na época, ganhou uma exposição nacional para milhares de fãs. A partir de 1942, foi para a ide, onde liderava a banda militar. No dia 16 de dezembro de 1944, o músico viajava de Londres para Paris quando seu avião desapareceu e nunca mais foi encontrado. Alguns de seus clássico da época são “Moonlight Sonata”, “Chattanooga Choo-Choo”, “In the Mood” e “String of Pearls”. - See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-o-musico-norte-americano-glenn-miller#sthash.6zQF5lnN.dpuf
Descrição: http://hojenahistoria.seuhistory.com/files/styles/thumbnail_w_160_h_160/public/styles/thumbnail_200_200/public/01-03-glenn-miller-hoje-na-historia-history-channel.jpg?itok=g80DOP8YNascia no dia 1º de março de 1904, em Iowa, nos Estados Unidos, Glenn Miller, trompetista e líder de uma das mais populares bandas da época do swing. Miller formou sua banda no final da década de 30 e, com as transmissões de TV na época, ganhou uma exposição nacional para milhares de fãs. A partir de 1942, foi para a ide, onde liderava a banda militar. No dia 16 de dezembro de 1944, o músico viajava de Londres para Paris quando seu avião desapareceu e nunca mais foi encontrado. Alguns de seus clássico da época são Moonlight Sonata, Chattanooga Choo-Choo, In the Mood e String of Pearls.

Nenhum comentário:

Postar um comentário