domingo, 16 de março de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 17/03/2014



180 - Morre Marco Aurélio, o imperador de Roma




César Marco Aurélio Antonino Augusto foi imperador romano desde o ano 161. Durante seu reinado, Marco Aurélio esteve quase constantemente em guerra com vários povos nos limites do império. As tribos germânicas e outros povos lançavam frequentes ataques ao longo da extensa fronteira europeia, especialmente dirigidos a Gália (região da Europa ocidental, atualmente ocupada pela França, Bélgica, Holanda e oeste da Suíça). Marco Aurélio morreu em 17 de março de 180 durante a expedição contra os marcomanos, na cidade de Vindobona (atual Viena). Seus restos foram levados a Roma e repousam no mausoléu de Adriano (situado onde hoje fica o Castelo de Sant Angelo). Marco Aurélio assegurou a sucessão de seu filho Cômodo, fazendo dele coimperador no ano 177, antes de sua morte. Esta decisão demonstrou-se mais tarde como muito pouco afortunada, pois Cômodo era um profano em questões políticas e militares, assim como um governante extremamente egocêntrico. Muitos historiadores afirmam que a decadência de Roma começou durante o governo de Cômodo.


1845 - Elástico de borracha é patenteado





No dia 17 de março de 1845, o inventor britânico Stephen Perry patenteou o elástico feito de borracha. Trata-se de uma invenção que se tornou parte do dia a dia moderno e, de tão usada, é praticamente impossível imaginar como seria, por exemplo, o trabalho em um escritório ou banco sem os famosos elásticos. Quando descoberta, a borracha vinha do látex extraído da árvore brasiiensis Hevea, também conhecida como seringueira. A primeira civilização conhecida por usar a borracha era a Olmeca, no México. Em torno de 1600 a.C., os olmecas teriam criado uma das primeiras bolas utilizadas para o esporte na história. A borracha chegou pela primeira vez na Europa da década de 1730, quando o explorador francês Charles Marie de La Condamine retornou com amostras deste produto da América do Sul. Um pouco mais tarde, o extrato do elástico surgiu na Inglaterra, onde se percebeu que esta substância poderia apagar marcas de lápis. O nome de borracha foi dado pelo químico chamado Joseph Priestley. Com este invento, mais tarde surgiram outras aplicações e descobertas em torno da borracha. Em 1939, por exemplo, o norte-americano Charles Goodyear, descobriu a vulcanização, um processo que melhora a resistência à tração de borracha, permitindo a criação de bolas de elástico.


1919 - Nasce o cantor Nat King Cole 



 No dia 17 de março de 1919 nascia em Santa Mônica, nos EUA, o cantor Nat King Cole. Garoto pobre, ele jamais imaginou que faturaria cerca de US$ 500 milhões por ano e mobilizaria multidões de fãs enlouquecidos para ouvi-lo cantar. Em sua carreira de sucesso, cantou durante 20 anos nas principais cidades do mundo, interpretando consagradas canções como “Saint Louis Blues”, “Too Young”, “Fascination” e “Unforgetable”. Em 1959, Nat King Cole passou pelo Rio de Janeiro, ocasião em que se apresentou no Maracanãzinho, em um show que lotou o estádio, sendo a maior consagração feita no Brasil a um cantor norte-americano até então. Aos 45 anos, Cole era um cantor realizado, com mais de 600 músicas gravadas. Ele também fez história no cinema com atuações em mais de 20 filmes, sempre como cantor ou pianista. Em 1965, Cole sentia dificuldades de respirar e descobriu que tinha câncer de pulmão. Ele precisou retirar um pulmão e, pouco antes de morrer, não tinha fôlego nem para falar. Mesmo depois da cirurgia, não parou de fumar – tinha hábito de consumir cerca de três maços de cigarro por dia. Ele morreu vítima da doença no dia 15 de fevereiro de 1965 um hospital de Hollywood.

“Críticos não compram discos, eles os têm de graça.”

“Eu sou um músico de coração, eu sei que não sou realmente um cantor. Eu não poderia competir com cantores reais. Mas eu canto porque o público compra.”

Nat King Cole

Nenhum comentário:

Postar um comentário