quinta-feira, 13 de março de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 13/03/2014



1925 - Assinado o Tratado Hay - Quesada



  
O Tratado Hay-Quesada é conhecido como o acordo feito entre os governos de Cuba e Estados Unidos, pelo qual este último reconheceu a soberania cubana sobre o território da Ilha de Pinos, hoje Ilha da Juventude. Em 21 de fevereiro de 1901 foi concluída a criação da primeira Constituição da República de Cuba, que foi inaugurada em 20 de maio de 1902. Apesar de ser bastante avançada para a época, esta constituição contemplou a chamada Emenda Platt (derrogada em 1934), que limitava a soberania do país, além de não mencionar a Ilha de Pinos como parte do território nacional. Por esta razão o governo dos Estados Unidos reivindicou como próprias estas terras. Em 1903 Gonzalo de Quesada, embaixador de Cuba em Washington, conseguiu convencer o governo norte-americano de que tal ilha fazia parte do território cubano desde 1511; entretanto, o Tratado Hay-Quesada não foi ratificado pelo senado até 13 de março de 1925.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/assinado-o-tratado-hay-quesada#sthash.PMOlpVk3.dpuf


1966 - Nasce Chico Science, um dos fundadores do movimento Manguebeat



No 13 de março de 1966 nascia, em Olinda (PE), o cantor e compositor Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science. Um dos principais idealizadores do movimento Manguebeat, em meados da década de 1990, ele foi o líder da banda Chico Science & Nação Zumbi. Sua carreira foi precocemente encerrada no dia 2 de fevereiro de 1997 por conta de um acidente de carro. Chico Science morreu aos 30 anos, em Recife, capital pernambucana. Seus dois álbuns gravados - Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996) - foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone. Nascido em Olinda (PE) no dia 13 de março de 1966, Chico Science misturou ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, com suas influências do hip-hop, soul e funk na banda Nação Zumbi. O grupo lançou um "movimento", o Manguebeat, com o manifesto “Caranguejos com Cérebro”. Seu primeiro álbum, Da Lama ao Caos, projetou a banda nacionalmente. O segundo, Afrociberdelia, levou a banda a viagens pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica.

“Um passo à frente e você não está no mesmo lugar.”
“(..) com a barriga vazia não consigo dormir, e com o bucho mais cheio comecei a pensar que eu me organizando posso desorganizar, que eu desorganizando posso me organizar.”
“Sempre certo na contramão.”
“Os problemas são problemas demais se não correr atrás da maneira certa de solucionar”

Chico Science
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-chico-science-um-dos-fundadores-do-movimento-manguebeat#sthash.hd4Lu1c4.dpuf


1977 -  Humor de Os Trapalhões estreia na Rede Globo





Os Trapalhões, um dos programas humorísticos de maior sucesso da história da TV brasileira, fazia a sua estreia em um dia como este, no ano de 1977, na Rede Globo. O programa era exibido antes do Fantástico, aos domingos. A partir dali começaria uma longa jornada de sucesso do quarteto formado por Didi Mocó, Dedé, Mussum e Zacarias. Na sua primeira versão na Rede Globo, o programa apresentava uma sucessão de esquetes, sem uma conexão direta, a não ser pela presença dos comediantes. Os Trapalhões acabaria se tornando um fenômeno de popularidade e audiência no Brasil, figurando inclusive no Guinness Book -  o livro dos recordes - como o humorístico de maior duração da televisão, com 30 anos de exibição.

Antes de estrear na Rede Globo, já tinha mais de 10 anos de existência. Eles começaram em 1966, na TV Excelsior, de São Paulo, com o nome Adoráveis Trapalhões, uma criação de Wilton Franco. Naquela época, apenas Didi e Dedé faziam parte do grupo, que contava com outros integrantes. Algum tempo depois e com a troca de alguns participantes, entraram para o grupo Mussum (sambista de Os Originais do Samba) e Zacarias. Depois, o grupo passou para a TV Record, onde o programa foi chamado "Os Insociáveis", o que não agradava Renato Aragão (o Didi). Em seguida, passaram para a TV Tupi, onde foi fixado o nome de Os Trapalhões.

Fora da televisão, o grupo também realizou uma série de filmes. O primeiro foi Na Onda do Iê-Iê-Iê (1965), que contava apenas com Didi e Dedé. Ao longo do tempo, foram mais de 20 filmes, com alguns deles na lista das maiores bilheterias da história do cinema brasileiro. Também ao longo do tempo o grupo teve que lidar com momentos de separações temporárias, desentendimentos e reformulações, além das mortes de Zacarias e Mussum.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/humor-de-os-trapalhoes-estreia-na-rede-globo#sthash.SMHL9z2x.dpuf

Eventos históricos
  • 2013 - Cardeal Jorge Mario Bergoglio é eleito novo papa, com o nome de Francisco.
Nascimentos
Anterior ao século XIX
Século XIX
Século XX
1901–1950
1951–2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário