terça-feira, 18 de março de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 19/03/2014




1812 - Promulgada La Pepa na Espanha



A Constituição espanhola de 1812, também denominada La Pepa, foi promulgada pelas Cortes Gerais da Espanha em 19 de março de 1812, dia de São José, e por isso o apelido de Pepa dado pelos espanhóis. A expressão "Viva La Pepa!" foi um grito subversivo empregado durante muitos períodos políticos. A frase veio a substituir esta outra: "Viva a Constituição de Cádiz!". Esta era conhecida carinhosamente como La Pepa porque foi jurada e promulgada no dia de São José. Oficialmente, esteve em vigor dois anos, desde sua promulgação até 24 de março de 1814, com a volta à Espanha de Fernando VII. Posteriormente ficou vigente durante o Triênio Liberal (1820-1823) assim como durante um breve período em 1836-1837, sob o governo progressista que preparava a Constituição de 1837. A constituição estabelecia o sufrágio, a liberdade de expressão, abolia a inquisição, acertava a divisão de terras e a liberdade de indústria, entre outras cosas.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/promulgada-la-pepa-na-espanha#sthash.qSbXqHWD.dpuf

1898 - Morre o poeta simbolista Cruz e Sousa




No dia 19 de março de 1898 morria, na cidade de Sítio (MG), João da Cruz e Sousa, poeta e um dos pioneiros do movimento simbolista no Brasil. Também chamado de Dante Negro e Cisne Negro, ele foi vítima de tuberculose. Com seu livro “Broquéis”, publicado em 1893, deu início ao simbolismo no país. Seus poemas são marcados pela musicalidade, individualismo e também pela cor branca. Nascido na cidade de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), no dia 24 de novembro de 1861, ele era filho de ex-escravos negros. Cruz e Sousa, contudo, cresceu sob a tutela de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o nome de família Sousa. A esposa de Guilherme, Clarinda, não tinha filhos, e, por isso, passou a cuidar de Cruz e Sousa. Desta forma, ele aprendeu francês, latim e grego, matemática e ciências naturais. Em 1885 lançou o primeiro livro, “Tropos e Fantasias”. Cinco anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no arquivo na Estrada de Ferro Central do Brasil, colaborando também com o jornal Folha Popular.

“Nada há que me domine e que me vença
Quando a minha alma mudamente acorda...
Ela rebenta em flor, ela transborda
Nos alvoroços da emoção imensa.”


“Quem florestas e mares foi rasgando e entre raios, pedradas e metralhas, ficou gemendo, mas ficou sonhando”

Cruz e Sousa

- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/morre-o-poeta-simbolista-cruz-e-sousa#sthash.cGYiASpv.dpuf

1932 - Nasce o compositor brasileiro Evandro do Bandolim



No dia 19 de março de 1932 nascia, em João Pessoa (PB), o compositor e bandolinista brasileiro de choro, Josevandro Pires de Carvalho, mais conhecido como Evando do Bandolim. Com aproximadamente 20 discos gravados, teve um deles editado na França. Fez gravações e show com muitos músicos brasileiros, como Cartola, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Moreira da Silva. Evando do Bandolim morreu em São Paulo no dia 30 de outubro de 1994.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-o-compositor-brasileiro-evandro-do-bandolim#sthash.8vUB7Qkj.dpuf

1969 - Assinado o Pacto de San José Costa Rica





A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (também chamada Pacto de San José de Costa Rica ou CADH) foi assinada após a Conferência Especializada Interamericana de Direitos Humanos, em 19 de março de 1969 na cidade de San José de Costa Rica e entrou em vigor em 18 de julho de 1978. É uma das bases do Sistema interamericano de projeção de direitos humanos. Os Estados partes nesta Convenção se "comprometeram a respeitar os direitos e liberdades reconhecidos nela e a garantir seu livre e pleno exercício a toda pessoa que estivesse sujeita à sua jurisdição, sem discriminação alguma". Esta Convenção consagrou diversos direitos civis e políticos, entre outros: o direito ao reconhecimento da personalidade jurídica, o direito à vida, direito à integridade pessoal, direito à liberdade pessoal e garantias judiciais, direito ao respeito da honra e reconhecimento da dignidade, a liberdade de consciência e de religião, a liberdade de pensamento e de expressão, e o direito a se associar livremente.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/assinado-o-pacto-de-san-jose-costa-rica#sthash.Ami3qeGx.dpuf

2003 - Começa a Guerra do Iraque




Em um dia como este, no ano de 2003, os Estados Unidos, juntamente com as forças da coalizão, principalmente o Reino Unido, deram início à guerra contra o Iraque. Assim que os primeiros ataques tiveram início em Bagdá, a capital do Iraque, o então presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou em um discurso transmitido pela televisão que “a esta hora, as forças americanas e da coalizão estão nos estágios iniciais de operações militares para desarmar o Iraque, para libertar o seu povo e para defender o mundo de um grande perigo”.

O presidente Bush e seus assessores justificaram a iniciativa, em grande parte, na ideia de que o Iraque, sob comando do ditador Saddam Hussein, possuía ou estava em processo de construção de armas de destruição em massa.

Em apenas três semanas, as forças da coalizão derrubaram o regime de Saddam e capturaram as principais cidades iraquianas. O presidente Bush declarou o fim das grandes operações de combate em 1 º de maio de 2003. Apesar da derrota das forças militares convencionais no Iraque, teve sequência uma insurgência com uma intensa guerra de guerrilha no país, que resultou na morte de rebeldes, civis e militares. As forças invasoras da coalizão também capturaram o então foragido Saddam Hussein, que foi encontrado escondido em um buraco profundo, nas proximidades de sua cidade natal, Tikrit. Ele não resistiu à prisão. Pouco tempo depois, em 2005, teve início o seu julgamento por crimes praticados contra o seu povo, incluindo assassinatos em massa. Em 6 de novembro de 2006, Saddam foi considerado culpado por crimes contra a humanidade e condenado à morte por enforcamento. Ele foi executado em 30 de dezembro de 2006. Nunca nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada no Iraque.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/comeca-guerra-do-iraque#sthash.BtKyu62O.dpuf


Feriados e eventos cíclicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário