domingo, 9 de março de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 10/03/2014



1876 - Graham Bell faz a primeira chamada telefônica



No dia 10 de março de 1876, o inventor Graham Bell fez a primeira chamada telefônica, a famosa frase: "Senhor Watson, venha aqui, eu quero vê-lo". Apesar de ele ser conhecido como o pai do telefone, a invenção do aparelho foi creditada a Antonio Meucci, em 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos. O italiano vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870.
- Fonte  - http://hojenahistoria.seuhistory.com/graham-bell-faz-primeira-chamada-telefonica#sthash.vEgkTV9f.dpuf

1884 - Morre Bernardo Guimarães, autor do livro “Escrava Isaura



 No dia 10 de março de 1884 morria, em Ouro Preto (MG), Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, escritor conhecido pelo livro “A Escrava Isaura”. Sua obra mais conhecida foi publicada pela primeira vez em 1875. A história é sobre a saga de uma bela escrava branca que vivia em uma fazenda do Vale do Paraíba, na região de Campos, no Rio de Janeiro. “Escrava Isaura” foi adaptada para a TV e virou novela na Rede Globo (1976/1977) e na Rede Record (2004). A versão da Globo foi exportada para cerca de 150 países. Nascido em Ouro Preto, no dia 15 de agosto de 1825, Bernardo Guimarães se formou em Direito em São Paulo, em 1847, época em que se tornou amigo dos poetas Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa. No começou da sua carreira, escreveu alguns poemas pornográficos. Entre os mais conhecidos estão “O Elixir do Pajé” e “A Origem do Mênstruo” - ambas publicadas clandestinamente em 1875. Seu livro mais bem aceito pela crítica foi “O seminarista”, publicado pela primeira vez em 1872. A história questiona o celibato dos padres. Apesar de ter exercido alguns cargos como juiz municipal, jornalista, professor de retórica e poética e ter ensinado latim e de francês, Bernardo Guimarães morreu pobre. Em 1881, foi homenageado pelo imperador Dom Pedro II, além de ter sido membro da Academia Brasileira de Letras.

- Fonte  -: http://hojenahistoria.seuhistory.com/morre-bernardo-guimaraes-autor-do-livro-escrava-isaura#sthash.V0yH9Muj.dpuf


1957 - Nasce o terrorista Osama bin Laden 



 No dia 10 de março de 1957 nascia, em Riade, na Arábia Saudita, Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, mais conhecido como Osama bin Laden. De origem abastada, ele era líder e fundador da Al-Qaeda, organização terrorista acusada de envolvimento em vários atentados contra os Estados Unidos, entre eles os ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York. Desde 2001, Osama bin Laden era uma das pessoas mais procuradas no mundo. Ele era o principal alvo da Guerra ao Terrorismo travada pelos Estados Unidos. Em 1 de maio de 2011, quase dez anos após os atentados do 11 de setembro, o presidente Barack Obama fez um anúncio à nação norte-americana pela televisão informando que Osama bin Laden foi morto durante uma operação militar em Abbottabad, no Paquistão. Seu corpo teria sido jogado no mar.
- See more at: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-o-terrorista-osama-bin-laden#sthash.WnZYitjK.dpuf


1957 - Nasce o cartunista Glauco Villas Boas


 
No dia 10 de março de 1957 nascia, em Jandaia do Sul, no Paraná, o cartunista Glauco Villas Boas, conhecido pelo seu humor ácido, piadas rápidas e traços limpos. Entre suas criações estão Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse. Glauco também era músico e trabalhou como redator de programas televisivos como TV Pirata e o programa infantil TV Colosso. Glauco morreu no 12 de março de 2010, em Osasco (SP), assassinado em sua residência, durante a madrugada, por motivos que ainda não esclarecidos. De acordo com a polícia, o estudante universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, armado com uma pistola automática e uma faca, teria cometido o crime por razões religiosas. Além de Glauco, seu filho, Raoni também foi morto. O universitário confessou os crimes após ser detido tentando fugir para o Paraguai.
- Fonte  -: http://hojenahistoria.seuhistory.com/nasce-o-cartunista-glauco-villas-boas#sthash.7aXAJMXU.dpuf




Eventos históricos de 10 de março
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário